sexta-feira, 8 de março de 2019

FLORESTA NACIONAL DE RITÁPOLIS CONTA COM MAIS DE 19 ANOS DE HISTÓRIA


A Floresta Nacional (FLONA) de Ritápolis, no Campo das Vertentes, surgiu em 1999, na sua área se encontra a Fazenda do Pombal, berço de Joaquim José da Silva Xavier - o herói nacional Tiradentes. A importante área que faz parte da história nacional, foi tombada pelo patrimônio histórico em 21 de setembro de 1971, quando se tornou oficialmente patrimônio histórico nacional.

A floresta que apresenta o típico bioma da mata atlântica, conta com uma extensão territorial de mais de 89 hectares e atualmente quem faz o trabalho de preservação do local é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 


As ruínas remanescentes da fazenda foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1937, e são objeto de visitação por parte de turistas e estudiosos.

Além de manter a floresta preservada, a instituição também disponibiliza técnicos na Fazenda do Pombal, onde realizam um trabalho de educação ambiental com os visitantes.

Escolas da região enviam alunos para participar de caminhadas ecológicas, palestras, grupos de discussão e visitas às áreas históricas e ao viveiro florestal. A produção de mudas e a apicultura são outras atividades desenvolvidas na FLONA, que mantém ainda canteiros de plantas medicinais, uma carpoteca e uma coleção de excicatas.

Gestão Participativa
A atuação da FLONA de Ritápolis se estende ao seu entorno e a toda a região dos Campos das Vertentes. Como determina a legislação, a população participa da administração da unidade por meio do Conselho Consultivo, onde estão representadas instituições públicas e privadas ligadas ao meio ambiente, à preservação, à educação e ao desenvolvimento regional.

Atualmente Integram o Conselho (com um mandato de dois anos), além do IBAMA, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a 34ª Superintendência Regional de Ensino, a prefeitura de Ritápolis e ainda as seguintes organizações sediadas em São João del-Rei: Prefeitura Municipal, Universidade Federal (UFSJ), Associação Comercial e Industrial (ACI del-Rei), Instituto Histórico e Geográfico (IHG), Conselho Municipal de Conservação, Desenvolvimento e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN), Associação Sanjoanense de Pesca Amadora (ASPA) e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (CMPPC).

O que é uma FLONA
As Florestas Nacionais (FLONAs), de acordo com a legislação que regulamenta as unidades de conservação brasileiras, são “áreas com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas, tendo como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas “(Lei 9985/2000). O IBAMA, órgão integrante do Ministério do Meio Ambiente, é responsável pela sua administração.

Apoio à Pesquisa
A FLONA de Ritápolis situa-se numa área de transição entre as regiões mineiras da Zona da Mata, Sul de Minas e Centro-Oeste, e sua composição vegetal inclui amostras da mata atlântica e do cerrado, além de campos limpos, matas ciliares e campos rupestres - o que oferece farto material a estudiosos da flora e da fauna. As pesquisas ocorrem através de acordos de cooperação técnica firmados com universidades e outras instituições.

Produção de Mudas
O viveiro florestal tem um estoque de cerca de 70 mil mudas, de quase 400 diferentes espécies - em sua maioria nativas da região. 


As mudas são vendidas a preços acessíveis, visando essencialmente a recuperação de áreas degradadas e evidenciando a exploração de produtos não-madeireiros como uma atividade sustentável que pode ser mantida em determinadas Unidades de Conservação. Plantas ornamentais também são produzidas, para arborização urbana em cidades que mantêm com a FLONA acordos de cooperação mútua.

Preservação da Natureza
Com a maior parte de sua área coberta por vegetação natural, a FLONA de Ritápolis tem na proteção da flora, da fauna e dos mananciais hídricos um de seus principais objetivos. Diversas espécies de mamíferos (algumas ameaçadas de extinção) vivem na mata, nativa, tais como tatus, raposas, tamanduás capivaras, lontras e lobos-guarás. Maritacas, jacus e tucanos, entre outras aves, são vistos com freqüência.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7:00 h às 11:00 h e das 12:00h às 16:00h

Endereço: Fazenda do Pombal - BR 294, km 4 - Ritápolis, MG – Tel. (32) 3356-1264 
Para correspondência: Caixa Postal 77 – São João del-Rei, MG - CEP 36.307-348

Nenhum comentário: