Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE EXTENSÃO DO UNILAVRAS “PÉ EM DIA = PÉ COM VIDA” REABRE ATENDIMENTO À COMUNIDADE


Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas com diabetes mellitus. Esses são os principais objetivos do projeto de extensão “Pé em dia = Pé com vida”, desenvolvido pelas professoras Ana Cláudia Barbosa Honório Ferreira e Estefânia Aparecida de Carvalho Pádua, em conjunto com os alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

“O projeto visa o atendimento clínico da pessoa com diabetes. Nós orientamos o paciente, fazemos o acompanhamento clínico que vai desde a alimentação até a mudança no estilo de vida. E esse processo tem a participação dos alunos”, explica professora Ana Cláudia.


O exame é feito na Clínica de Enfermagem do Unilavras e é aberto ao público interno e externo. A paciente Joana Darque Silva, de 43 anos mora em Nepomuceno. Portadora da doença, ela veio em busca de orientações e de uma melhor qualidade de vida. 

“Nós iniciamos esse projeto em agosto de 2018. A nossa intenção é oferecer um atendimento humanizado para a comunidade; e preparar os nossos alunos para o mercado trabalho com aulas práticas, processos interdisciplinares que facilitam o ensino-aprendizagem”, diz professora Estefânia.

Os alunos Yasmin Silva Almeida (5º período), Thays Aparecida Irios (5º período) e Nivaldo Rosa de Novaes Júnior (8º período) estão no projeto desde o início. Para os graduandos de Enfermagem a prática amplia os conhecimentos tanto para o mercado de trabalho quanto para o desenvolvimento de pesquisas na iniciação científica.

O aluno interessado no projeto precisa participar de uma capacitação, que é oferecida pelo curso de Enfermagem. Depois ele tem que se inscrever no processo seletivo. Podem participar alunos matriculados no curso de Enfermagem.

O exame clínico é gratuito e indolor. As consultas são realizadas todas as terças e quintas-feiras, às 14h, na Clínica de Enfermagem, sob agendamento prévio. Os telefones de contatos são 35 3694-2076 ou 9 8837-2495.


O que é diabetes?
O diabetes mellitos (DM) é uma doença metabólica, e caracterizada pela elevação da glicose no sangue. As complicações podem trazer sérios problemas nos olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com a doença no Brasil é de 16 milhões. A pesquisa aponta um crescimento de 61,8%, nos últimos dez anos. No mundo o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking como o país que tem o maior número de casos da doença, fica atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos.

Obesidade, sedentarismo, má alimentação tem sido as principais causas do aparecimento da diabetes. Se não cuidada, a doença pode levar a amputações, infartos, derrames e sérios problemas renais.

O termo pé diabético é usado para nomear as diversas alterações e complicações que podem ocorrer nos pés e outros membros inferiores das pessoas portadoras da doença.

“Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para amputação de membros inferiores, como pernas, pé ou dedos dos pés, têm como causa o diabetes mal controlado, totalizando quase 55 mil amputações anuais no Brasil”. (dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2019).

 A melhor forma é a prevenção. Busque sempre realizar exames de rotina e, em caso de confirmação da doença procure um profissional da saúde que dará as orientações adequadas. A diabetes pode ser controlada, desde que a pessoa siga as recomendações médicas.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

MC DE VARGINHA VAI FAZER SHOW COM MATUÊ EM POÇOS DE CALDAS

Escolhido por votação popular, GN e mais 3 artistas da região vão ter a oportunidade de se apresentar o lado de grandes nomes do Trap nacional na próxima sexta-feira Apresentação do MC GN no Festival Gira, em Belo Horizonte Na próxima sexta-feira (24/10), a cidade de Poços de Caldas vai realizar a primeira edição do Poços Trap Festival, um evento que vai reunir grandes nomes da cena nacional do Trap, como Matuê, Raffa Moreira e Derek, além de abrir as portas para um artista varginhense em ascensão, o MC GN, se apresentar no mesmo palco que essas estrelas. Intitulado como o maior festival de música urbana do sul de Minas, o Poços Trap Festival está chegando para fazer história. Além de trazer pela primeira vez em Poços de Caldas um dos maiores nomes do Trap mundial, Matuê, o evento está apresentando um line up de peso. Raffa Moreira, um dos pioneiros do Trap no Brasil e Derek, artista que explodiu no cenário nacional ao lado da Recayd Mob e hoje está entre os maiores nomes do gênero mus...

LAVRENSE É ELEITO REITOR DA UNIFAL-MG COM 44,32% DOS VOTOS

Resultado será encaminhado ao Conselho Universitário para composição da lista tríplice a ser enviada ao MEC O professor Alessandro Antônio Costa Pereira recebeu 44,32% dos votos proporcionalizados A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) concluiu nesta quinta-feira, 23 de outubro, a consulta à comunidade universitária para escolha da nova Reitoria da Instituição. Conforme divulgado pela Comissão Consultiva nesta sexta-feira, 24 de outubro, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, natural de Lavras, no Sul de Minas, foi o candidato mais votado, com 44,32% dos votos, após proporcionalização, de acordo com o edital. A professora Maria Rita Rodrigues obteve 30,22% dos votos. Mesmo a votação sendo uninominal, ambos candidatos apresentaram os vices. A vice-reitora na próxima gestão será a professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, atual pró-reitora de pesquisa e pós-graduação. Nesta edição da consulta, participaram da votação docentes, técnicos administrativos em educação e estu...