Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO INTEGRAL É MANTIDA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE POUSO ALEGRE


O Governo de Minas Gerais anunciou a redução da oferta do ensino integral nas escolas da rede estadual, devido à grave crise financeira que atravessa – conforme afirma. Entretanto, a Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, apesar das inúmeras dificuldades, decorrentes principalmente da suspensão de recursos para sua manutenção por parte do Governo Federal, mantém o ensino integral em todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal..

Esta semana o governo estadual divulgou que, devido à falta de recursos para manter o programa, a qual inclui o custeio da alimentação para os alunos do turno e do contraturno, reduzirá de 1.640 para 500 o número de escolas que atendem em período integral em sua rede de ensino. Com a medida, o número de alunos atendidos deve cair de 111 mil para pouco mais de 30 mil estudantes, o que representa um corte de mais de 80 mil vagas.

Entretanto, a administração municipal de Pouso Alegre integrada a secretarias e a superintendências da Prefeitura, a exemplo de Esportes, Saúde e Cultura, entre outros segmentos, possibilita o desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga no contraturno escolar.

Sobretudo, o ensino integral em Pouso Alegre não se prende apenas ao desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também do físico, no cuidado com a saúde, além do oferecimento de oportunidades para que desfrutem e produzam arte. Ademais, os alunos permanecem nas unidades cinco horas a mais do que o turno regular – oferecendo-lhes café da manhã e almoço diferenciado, além da merenda.

São 57 turmas do terceiro ao nono ano, totalizando quase 1.400 alunos atendidos no contraturno. Isso requer a manutenção de 57 professores em atividades lúdicas de matemática e letramento, além de auxílio às tarefas. A propósito, as escolas de tempo integral contemplam os alunos com dificuldades de aprendizado ou que apresentam vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora do Ensino Integral, Rosângela Ribeiro, a administração municipal garante o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural. Segundo ela o ensino integral em Pouso Alegre tornou-se um projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e a comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/