Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO INTEGRAL É MANTIDA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE POUSO ALEGRE


O Governo de Minas Gerais anunciou a redução da oferta do ensino integral nas escolas da rede estadual, devido à grave crise financeira que atravessa – conforme afirma. Entretanto, a Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, apesar das inúmeras dificuldades, decorrentes principalmente da suspensão de recursos para sua manutenção por parte do Governo Federal, mantém o ensino integral em todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal..

Esta semana o governo estadual divulgou que, devido à falta de recursos para manter o programa, a qual inclui o custeio da alimentação para os alunos do turno e do contraturno, reduzirá de 1.640 para 500 o número de escolas que atendem em período integral em sua rede de ensino. Com a medida, o número de alunos atendidos deve cair de 111 mil para pouco mais de 30 mil estudantes, o que representa um corte de mais de 80 mil vagas.

Entretanto, a administração municipal de Pouso Alegre integrada a secretarias e a superintendências da Prefeitura, a exemplo de Esportes, Saúde e Cultura, entre outros segmentos, possibilita o desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga no contraturno escolar.

Sobretudo, o ensino integral em Pouso Alegre não se prende apenas ao desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também do físico, no cuidado com a saúde, além do oferecimento de oportunidades para que desfrutem e produzam arte. Ademais, os alunos permanecem nas unidades cinco horas a mais do que o turno regular – oferecendo-lhes café da manhã e almoço diferenciado, além da merenda.

São 57 turmas do terceiro ao nono ano, totalizando quase 1.400 alunos atendidos no contraturno. Isso requer a manutenção de 57 professores em atividades lúdicas de matemática e letramento, além de auxílio às tarefas. A propósito, as escolas de tempo integral contemplam os alunos com dificuldades de aprendizado ou que apresentam vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora do Ensino Integral, Rosângela Ribeiro, a administração municipal garante o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural. Segundo ela o ensino integral em Pouso Alegre tornou-se um projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e a comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...