Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DA UNIFAL-MG ESTUDAM O IMPACTO DE REJEITOS NO RESERVATÓRIO DE RETIRO BAIXO

Equipe realiza coleta de água e sedimento

Dias após o rompimento da barragem de rejeitos da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma equipe da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) percorreu mais de 500 km para coleta de água e sedimento no Reservatório de Retiro Baixo, que fica a 318 km da barragem do Córrego do Feijão. 

Esse reservatório está recebendo o resíduo transportado pelo Rio Paraopeba e terá a função de “segurar” esse resíduo, evitando com que chegue ao Reservatório de Três Marias, já no Rio São Francisco.

“Assim que ficamos sabendo do ocorrido, nossos esforços foram para realizar a coleta de amostras de água e sedimento do Reservatório de Retiro Baixo antes da chegada do resíduo”, relata o professor Gunther Brucha, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG. 


Com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), que viabilizou a logística da coleta, a equipe, composta pelos docentes Gunther Brucha e Diego Sardinha, e pelo técnico Deivid Saldanha, realizou coleta de água e sedimento no Rio Paraopeba e no Reservatório de Retiro Baixo.

Segundo professor Gunther, as coletas foram realizadas entre 2 de fevereiro e 29 de abril, sob a coordenação do professor Diego Sardinha e pelo técnico Cochise Ricci Libanio, do ICT. Durante o período, foram feitas análises de qualidade da água a partir das amostras coletadas em três profundidades (superfície, meio e fundo do reservatório). 

A equipe também está desenvolvendo ensaios de caracterização do metabolismos do reservatório com o sedimento coletado. 

“O reservatório tem uma profundidade que chega a 40 metros, portanto, no seu sedimento ocorre o predomínio do metabolismo anaeróbio”, explica, afirmando que estão em andamento ensaios de Atividade Metanogência, Sulfetogênica, Redutora de Ferro e Desnitrificante com as amostras de sedimentos coletados antes e após a chegada do resíduo.

Sob a coordenação do professor Gunther e da professora Renata Piacentini Rodriguez, os alunos do curso de Engenharia Ambiental foram envolvidos na realização dos ensaios feitos no laboratório. 

“A caracterização da comunidade microbiana, através de análises metagenômicas e ensaio de resistência microbiana, também estão sendo realizadas por alunos de Iniciação Científica voluntária com a participação da professora Maria José Santos Wisniewski e do técnico Deivid Saldanha, do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade, em Alfenas”, conta. 

Conforme professor Gunther, essa equipe está responsável pelas análises da comunidade zooplantônica da coluna d’água e do banco de ovos no sedimento, visando avaliar os impactos da tragédia sobre estes organismos. 

“Esses organismos, importantes elo da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, são fundamentais  para a ciclagem dos nutrientes, além de serem considerados ótimos bioindicadores de qualidade ambiental”, afirma o técnico Deivid. “Os resultados de todas essas análises serão analisados conjuntamente para que possamos determinar o grau do impacto causado do resíduo de Brumadinho”, enfatiza professor Gunther.

A equipe está em busca de parceira para financiamento do projeto. “Ainda pretendemos realizar mais três coletas de campo, mas para isso precisamos de apoio financeiro, pois as análises realizadas até o momento foram financiadas pelos próprios pesquisadores envolvidos no projeto com auxílio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, mas com a atual crise na ciência brasileira, não teremos mais dinheiro para continuidade do projeto”, lamenta o pesquisador. 

O grupo pretende lançar uma campanha de financiamento coletivo para finalizar essa importante pesquisa.

Fazem parte da equipe UNIFAL-MG: professor Gunther Brucha (ICT), professor Diego  de Souza Sardinha (ICT), professora Maria José Santos Wisniewski (ICN), técnico Deivid Saldanha (ICN), técnico de Cochise Libanio (ICT) e a professora Renata Piacentini Rodriguez (ICT).

com Ana Carolina - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho