Pular para o conteúdo principal

ROBÓTICA EDUCACIONAL SERÁ IMPLANTADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VARGINHA


O uso da robótica como estratégia, vem crescendo nas escolas brasileiras, trazendo soluções inovadoras como o learning by doing, que é o aprender fazendo. As construções desenvolvidas pela robótica contribuem para a vida em sociedade. Alguns exemplos disso são os robôs que exploram locais de difícil acesso, como o mar e o espaço ou que auxiliam em procedimentos médicos. 

Na Educação, a robótica tem por objetivo desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos e programas para controle de mecanismo. É um trabalho que favorece o planejamento e organização de projetos, motiva o estudo e estimula a criatividade nos diferentes segmentos da construção do conhecimento.

Uma parceria entre o Centro Tecnológico (CT) da Secretaria Municipal Educação de Varginha e o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), campus de Varginha, vai levar o trabalho com robótica para as escolas municipais urbanas e do campo. 


A primeira reunião com os diretores de Ensino Fundamental da Rede com o objetivo de apresentar o projeto e levantar as escolas interessadas em participar aconteceu no último dia 5.

Ao experienciar a robótica, o aluno desenvolve sua capacidade de solucionar problemas, utilizando a lógica de forma eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os na prática. 

Em países de primeiro mundo esse assunto já foi superado, pois a maioria da população já tem acesso a recursos como computador, internet e programas educativos na escola e até na própria residência. Por outro lado, a realidade brasileira aponta para o uso intenso de soluções livres, abrindo assim um campo interessante para disseminação de recursos tecnológicos a baixo custo para governos e entidades.

O próximo passo agora é o planejamento das ações a formação dos profissionais que atuarão no projeto. O professor Paulo Pereira, coordenador do curso de Mecatrônica do CEFET Varginha e coordenador do trabalho na rede municipal de ensino está muito feliz com a parceria entre a instituição e o Centro Tecnológico, pois segundo suas experiências em projetos como este, os alunos vibram com a sua realização, o que proporciona além do aprendizado, um grande prazer em estudar e aplicar o conhecimento.

Na rede municipal o projeto será acompanhado pela coordenação de Empreendedorismo e Inovação Educacional, Vânia Flores, e várias atividades acontecerão no Centro Tecnológico que fica ao lado da Fundação Cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...