Pular para o conteúdo principal

IFSULDEMINAS CONQUISTA PRIMEIRO REGISTRO DE PATENTE DE INOVAÇÃO

Máquina que descasca café sem uso de água foi criada por equipe do Campus Machado em parceria público-privada

O “descascador de drupas sem utilização de água” foi desenvolvido no Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), numa parceria público-privada com uma empresa de equipamentos para processamento de café. 

O pedido de depósito de patente foi formalizado em junho de 2015 e, agora, em setembro de 2019, a patente de invenção foi concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ao IFSULDEMINAS e à empresa parceira.

Essa é a primeira patente de invenção conquistada pelo instituto. A inovação tecnológica chama a atenção por trazer inúmeros benefícios ambientais e econômicos à cafeicultura nacional, como afirmou o coordenador da pesquisa, o diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique Reinato. 

“Os descascadores convencionais têm um custo elevado, geram um gasto de três a cinco litros de água por litro do grão processado e produzem resíduos líquidos dez vezes mais poluentes que o esgoto urbano. Aí está o diferencial do maquinário desenvolvido pelo IFSULDEMINAS que, primeiro, reduz o gasto com a água, cada vez mais rara, acaba com a poluição gerada e abre novas possibilidades para a agricultura familiar, com a diminuição dos custos e preservação da bebida, com sua valorização no mercado”.

Como uma das características desta invenção é apresentar um custo menor, ela propicia aos pequenos produtores acesso à tecnologia. 


Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, "a ação só reforça uma das missões da instituição: a busca de inovações que auxiliem o desenvolvimento do arranjo produtivo local, nesse caso a cafeicultura. Não obstante, trata-se de um marco institucional, pois servirá de exemplo e motivação para pesquisadores e inovadores da instituição", comentou.

Projeto 
O projeto do descascador começou com um Termo de Cooperação Técnica com uma empresa do setor cafeeiro, em 2014, para o desenvolvimento de polos de pesquisas de equipamento para manejo e pós-colheita de café. 

Contou com o trabalho de alunos bolsistas do instituto, por meio de edital interno de inovação e do CNPQ. Em junho de 2015, foi feito seu pedido de depósito de patente por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) para garantia do uso exclusivo da tecnologia por seus inventores. 

“O NIT acompanhou todo o processo. Analisou a documentação técnica, formalizando o pedido de depósito de patente no INPI, acompanhando semanalmente todos os despachos publicados na Revista de Propriedade Intelectual até a concessão da Carta Patente. E continuará acompanhando o processo de manutenção desta patente, que gera royalties desde 2016, destinados à melhoria e à manutenção de atividades de pesquisa tecnológica”, explicou a coordenadora do NIT, Adélia Maria Spacek Dantas de Oliveira.

Registros de patente
O NIT é o núcleo do IFSULDEMINAS responsável por executar todos os procedimentos internos para garantir a proteção dos produtos e/ou processos, por meio dos pedidos de registro e/ou proteção em órgãos governamentais competentes para cada área, bem como os trâmites referentes aos processos de transferência de tecnologia na Instituição. 

O NIT prospecta, em média, 15 comunicados de invenção por ano, somente por meio dos editais referentes ao "Programa Institucional de Incentivo ao Desenvolvimento de inovação Tecnológica” e já registrou:

- 15 pedidos de depósito de patente e uma Carta Patente concedida;
- 31 pedidos de registros de marca, dessas, 13 foram registradas pelo INPI;
- e 23 pedidos de registros de software, todos certificados pelo INPI.

Confira mais informações sobre o NIT e como registrar uma inovação tecnológica em https://nit.ifsuldeminas.edu.br/.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...