segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

ÁREA ABANDONADA VIRA HORTA COMUNITÁRIA EM LAVRAS

Iniciativa foi possível com parceria entre Emater-MG, prefeitura, UFLA e moradores

Áreas abandonadas, que acabam se tornando depósito irregular de lixo, são uma dor de cabeça para a população. Além do mau cheiro e da poluição visual, o espaço serve de esconderijo para animais perigosos. Para lidar com esse problema, em um bairro do município de Lavras, região Sul de Minas Gerais, a Emater-MG sugeriu uma solução prática: implantar no local uma horta comunitária. 

A ideia foi discutida em reuniões com representantes da prefeitura e da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Júlio Sidnei Pinto (Cohab), onde ficava a área abandona de 1,2 hectare. A Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), ajudou na elaboração do projeto e presta assistência técnica aos moradores. No início, a prefeitura, além de ceder o local e fornecer sementes, ficou responsável pelo fornecimento da água para a irrigar a horta. 

O sistema de produção segue a linha mais agroecológica. Segundo a extensionsista da Emater-MG Carla Alvarenga a opção se deve à proximidade da horta com casas do bairro e também pela demanda dos consumidores. 

“Os benefícios são vários. Entre eles a segurança alimentar das famílias, com o consumo diversificado de hortaliças frescas e a renda extra com a venda do excedente”, diz Carla Alvarenga. Outro ponto destacado pelo técnico da Emater-MG Elter Vieira é a preservação ambiental com a retirada do lixo e a preservação de nascentes ocorrida com a revitalização da horta. 

Quarenta e cinco famílias trabalham na horta comunitária. Cada uma produz alimentos para o próprio consumo e o excedente é comercializado. O gerenciamento do espaço é feito pelos próprios moradores, que criaram uma associação. O aposentado Ronan Alves conta que antes a situação era péssima para os moradores. “As pessoas jogavam lixo nessa área e até animal morto. Isso era um transtorno. Além disso, o local servia de casa para pequenos animais como ratos e baratas. Era um problema para o bairro”, conta. 

Segundo ele, com a implantação da horta, a situação mudou completamente. O morador produz hortaliças como alface, rúcula, salsinha e cebolinha. Os alimentos são vendidos no próprio local e para restaurantes da cidade. “É uma renda extra que ajuda bastante”, diz. Cerca de 30% da produção são destinados ao consumo da família. “Aqui em casa são quatro pessoas, então reduzimos gastos e sempre temos uma diversidade de alimentos frescos na mesa”, afirma Ronan Alves. 

Revitalização
Em 2017, o projeto de revitalização da horta foi concluído. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, Emater-MG, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e moradores. Foram construídas novas cercas, que melhoram o visual da horta e impediram a entrada de cães. Outra ação foi a proteção e plantio de espécies nativas em 12 nascentes acima da horta. Com isso, a água utilizada para irrigar as hortaliças vem direto destas nascentes sem gastos para os moradores.

Reconhecimento
O trabalho de implantação da horta comunitária em Lavras teve seu reconhecimento no prêmio Melhor Ação 2019. O projeto ficou em segundo lugar. O Melhor Ação é uma iniciativa da Emater-MG, que seleciona os melhores projetos e ações no estado, desenvolvidos em seus escritórios. 

com Sebastião Avelar  - da assessoria da Emater-MG

Nenhum comentário: