Pular para o conteúdo principal

MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES ATRAI TURISTAS DE VÁRIAS PARTES DO BRASIL


Às vésperas do encerramento neste sábado, 1º, a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, nas Vertentes, destaca-se como o maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo e atrai pessoas de várias partes do Brasil. Moradores locais e de regiões próximas, além de turistas de outros estados e internacionais, movimentam a cidade com um desejo em comum: o de vivenciar e experimentar o melhor que a Sétima Arte e a cultura têm a oferecer.

Há dois anos, a professora Leila Matos Andrade sai de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, para acompanhar a programação da Mostra Tiradentes. Mesmo não atuando na área do audiovisual, ela afirma que ama o cinema e o utiliza como ferramenta de ensino em suas aulas. “Acho que o cinema tem essa função educativa, de formação crítica e de democratizar. Falo de uma forma geral, democratizar o lazer, a informação, a diversão e o acesso à cultura. Quem faz cinema tem uma responsabilidade muito grande. Quando a gente vê na tela algo que nos representa, de alguma forma, isso dá um alento para esse momento tão duro em que estamos passando. Resistir é preciso”, avalia.

Visitantes cativos da Mostra Tiradentes, o casal de professores Marisa Magalhães e João Evangelista de Magalhães, no Estado de São Paulo, acompanha a mostra desde 2002. “Somos da época em que a Mostra não tinha toda essa estrutura sofisticada. Era uma tenda pequena, com poucas cadeiras. Para você ter ideia, nem folder existia, a gente recebia a programação e as sinopses dos filmes em uma folha impressa”, lembra Marisa. Para eles, a Mostra de Tiradentes é o maior evento do cinema nacional. O grande diferencial está na democratização da produção cinematográfica, nas várias linguagens que são trabalhadas e principalmente no fato de ser gratuita e direcionada a todo tipo de público. 

“Considero, ainda, a mostra como uma escola, já que dá oportunidade aos iniciantes de mostrarem seus trabalhos, proporcionando visibilidade e aprimoramento”, comenta Marisa. Hoje a Mostra de Cinema de Tiradentes já faz parte do calendário de férias de Marisa e João. “A gente vibra com a Mostra, necessitamos e sobrevivemos dela. Temos o costume de dizer que a Mostra nos revigora, portanto vida longa à Mostra de Tiradentes”, comemora.

Outro exemplo de encantamento com a Mostra é a universitária Giuliana Magalhães. Pela primeira vez na cidade e no evento, ela conta que está aproveitando ao máximo a programação. “Até o momento o que fez meu coração bater mais forte foi o média-metragem ‘Sete anos em maio’, dirigido pelo mineiro Affonso Uchôa e exibido na última terça”.

Até sábado, último dia da Mostra de Tiradentes, ainda serão exibidos longas e curtas-metragens, realizados seminários, rodas de conversas e apresentações artísticas. O dia reserva ainda o anúncio dos curtas e longas vencedores, na avaliação dos júris Oficial, Jovem e Popular. 

A programação completa está disponível em: http://mostratiradentes.com.br/

Sobre a Mostra de Cinema de Tiradentes
Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...