Pular para o conteúdo principal

PUBLICAÇÃO DESTACA CONTRIBUIÇÕES DA UFLA PARA AGRICULTURA TROPICAL SUSTENTÁVEL NO BRASIL


As contribuições da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para o desenvolvimento da agricultura tropical sustentável no Brasil e no mundo são relatadas no livro “O terceiro salto - A história dos brasileiros que fizeram o futuro chegar”, publicado pela instituição Fórum do Futuro. A publicação destaca as principais contribuições da instituição para a área, ao longo do tempo, desde sua fundação. 

Nos primeiros anos de funcionamento, como Escola Agrícola de Lavras, seu pioneirismo se consolidava por meio das atividades de extensão, com iniciativas relevantes para a região e o país, como a realização da 1ª Exposição Nacional do Milho, a publicação do livro “Milho: sua cultura e aproveitamento no Brasil” pelo então diretor Benjamin Harris Hunnicutt, em 1923, a execução da 1ª Exposição Agropecuária e Industrial de Minas Gerais e a edição da primeira revista de Minas Gerais direcionada ao produtor rural “O Agricultor”, a única nessa especialidade até 1935. 

A maior contribuição da UFLA para a agricultura foi a realização de pesquisas e sua pronta aplicação em campo por meio de ação política do governo brasileiro, que resultou na gênesis da agricultura nos solos sob vegetação de cerrado no Brasil e foi protagonizada pelo professor Alfredo Scheid Lopes, coordenador das pesquisas, e o professor e ex-diretor da ESAL Alysson Paolinelli, agente político nas funções de secretário de Agricultura de Minas Gerais e ministro de Estado da Agricultura.

A publicação destaca, ainda, as principais áreas de conhecimento com pesquisas desenvolvidas na Instituição e, de forma mais detalhada, apresenta dados dos últimos 20 anos, em que a UFLA registrou no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) 23 cultivares de arroz, feijão, milho e hortaliças como jiló, pimentão e tomate. 

O papel da universidade na pesquisa agropecuária brasileira, que auxiliou no aperfeiçoamento de sistemas intensivos de produção agrícola, foi consolidado pela atenção da Instituição às pesquisas relacionadas ao meio ambiente, destacando-se o manejo dos recursos naturais e o consequente alcance da sustentabilidade pela agricultura tropical praticada no Brasil nas últimas décadas. A publicação cita as contribuições do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf), como o Inventário Florestal do estado de Minas Gerais, o Zoneamento Ecológico-Econômico dos estados de MG e ES, e a criação do Sistema Nacional do cadastro Ambiental Rural (SisCAR).

clique na imagem pra ampliar

O livro também apresenta o perfil de outros importantes pesquisadores da UFLA, como o professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do Departamento de Ciência do Solo, além do depoimento do professor e ex-diretor da ESAL Alysson Paolinelli e de fotos do momento em que ele recebe o Prêmio Mundial da Alimentação. - Paolinelli entrou para o Marco Histórico da Agricultura Tropical nos Cerrados em 1970 quando foi convocado para ser secretário de Rondon Pacheco, governador de Minas Gerais. 

Acesse a versão virtual do livro

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...