quinta-feira, 4 de junho de 2020

COVID-19: CAMPO BELO FIRMA COMPROMISSO COM A UFLA EM PLATAFORMA DE ORIENTAÇÃO E CONSULTA ON-LINE


Em mais uma ação de enfrentamento à Covid-19, a a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Belo, no Sul de Minas, firmou parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), no projeto “Mais Saúde Em Casa”, que oferece à população acesso gratuito a uma plataforma de orientação e consulta on-line.

A plataforma conta com o trabalho de médicos, enfermeiros e farmacêuticos da Coordenadoria de Saúde e do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) da UFLA que estarão disponíveis para atendimento on-line das 7h às 19h durante todos os dias da semana.

O projeto é inspirado em uma iniciativa da Universidade do Minho, em Portugal. No Brasil, projetos similares estão funcionando na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Na UFLA, a iniciativa foi possível por meio de um trabalho conjunto dos departamentos de Ciências da Saúde (DSA) e de Ciência da Computação (DCC) da instituição.

A medida é importante para evitar o trânsito de pessoas que apresentem sintomas da doença dentro das unidades de saúde e, nos casos em que o atendimento presencial for necessário, orientar os pacientes sobre como realizar esse deslocamento de forma segura.

Como funciona?
Ao concordar com os termos de responsabilidade, o usuário tem acesso ao chat virtual, programado para responder perguntas frequentes com informações baseadas na literatura científica e em manuais dos órgãos de saúde. Esse sistema de inteligência artificial é aprimorado constantemente por meio da avaliação dos usuários, que sinalizam se as respostas atenderam ou não às suas necessidades.

Caso o usuário informe que apresenta sintomas de gripe e reside em Lavras, é direcionado para o atendimento remoto.

 O estudante de plantão, supervisionado por um professor do curso de medicina, informa um link para uma videoconferência pelo Google Meet e realiza uma anamnese – entrevista com objetivo de identificar os sintomas do paciente. Para utilizar a videoconferência no celular é necessário ter instalado o software Google Meet, gratuito para Android e IOS.

Direcionamento dos casos
O teleatendimento é autorizado Conselho Federal de Medicina (Ofício do nº 1.756/2020) e pelo Ministério da Saúde (Portaria nº 467/2020). Não corresponde a uma consulta médica completa, pois não há exame clínico ou prescrição. 

De acordo com a professora do DSA da UFLA, Maeve Freitas, trata-se de um atendimento complementar e de triagem para manter pessoas assintomáticas ou com casos leves em casa, além de direcionar corretamente casos intermediários e graves. Os casos atendidos pelos alunos podem ter três encaminhamentos finais:

Casos graves: pacientes que apresentem sintomas como falta de ar ou confusão mental, ou que tenham comorbidades graves, como crise asmática, insuficiência cardíaca, diabetes descontrolada ou gravidez de alto risco, têm indicação para serem avaliados com urgência. Essas pessoas são encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o hospital de referência. São repassadas ao paciente informações de como fazer o deslocamento de forma segura e quais os meios até chegar ao serviço de urgência.

Casos intermediários: pessoas que tenham alguma doença de base ou sintomas que estão levando a alguma limitação funcional, e que necessitam de um exame físico para melhor avaliação, são encaminhados para o posto de saúde. A equipe da UFLA informa a unidade básica de saúde mais próxima, explica de que forma esse paciente deve fazer o deslocamento e faz a transferência de cuidado para o sistema público do Município. Ao final de cada dia, após a triagem dos atendimentos, há um direcionamento dos relatórios aos Postos de Saúde da Família (PSFs) que atendem aqueles pacientes.

Casos leves: pessoas que podem ficar com segurança em casa e que não necessitam de um exame físico naquele momento recebem orientações sobre como fazer o isolamento domiciliar, hábitos de vidas saudáveis e sobre sinais de alerta que possam modificar seu quadro clínico, fazendo com que precisem de avaliação médica na urgência ou na unidade básica de saúde. Esses casos também são informados aos PSFs para que possam fazer o monitoramento adequado e verifiquem a necessidade de atestado médico para afastamento do trabalho.

Ao final de cada dia, é feita a triagem de todos os atendimentos, identificando os casos suspeitos e notificando a Vigilância Epidemiológica do município, que dará encaminhamento aos exames laboratoriais e fará o mapeamento da dispersão da doença.

Confira a plataforma: https://maissaudeemcasa.ufla.br

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