Pular para o conteúdo principal

AÇÕES PREVENTIVAS AMBIENTAIS PROTEGEM ÁREAS VERDES PRÓXIMAS À UHE FUNIL

Aceiro

Manutenção de aceiros, limpeza de bacias de contenção das estradas e retirada e destinação de macrófitas contribuem para evitar queimadas, reduzir processos erosivos e ajudam a manter a qualidade da água. Mas você já ouviu falar em alguma dessas ações? Não?! Essas intervenções de rotina realizadas pela Aliança Energia, gestora da Usina Hidrelétrica do Funil (UHE Funil) contribuem muito para o meio ambiente na região.

Os aceiros são faixas abertas ao longo das cercas ao redor de uma área protegida ou vegetada. Basicamente, é feita a limpeza da vegetação rasteira antes e depois da cerca. Simples, não é mesmo? Pois é graças a esse tipo de intervenção que é possível impedir ou minimizar a ocorrência de queimadas, protegendo não apenas a flora, mas também os animais que ali habitam e que contribuem para o equilíbrio ambiental.

Bacia de contenção de água e sedimentos feita em propriedade da Aliança

“Entre junho e setembro atravessamos o período mais seco do ano, altamente propício às queimadas, provocadas ou acidentais. Só neste ano, quase 4 mil metros de aceiros foram feitos nas proximidades da UHE Funil para proteger as áreas mais sensíveis e que impactam o meio ambiente e a segurança das pessoas“, explica Walisson Soares, analista ambiental na UHE Funil.

Já as bacias de contenção servem para controlar processos erosivos que impactam e empobrecem o solo. E, em áreas onde ocorrem erosões severas, pode haver comprometimento da vegetação nativa, danificar estradas rurais, como as que dão acesso à usina, por exemplo, e assorear rios e cursos d’água.

Macrófitas, espécie de plantas aquáticas, têm boa capacidade de ‘limpar’ águas que recebem muita matéria orgânica proveniente das cidades (esgoto não tratado, por exemplo), mas, em excesso, podem contribuir para variação da qualidade da água e, no caso da Aliança, podem interferir severamente em equipamentos importantes das usinas, impactando a geração de energia.

“Este ano foram retirados cerca de 1.824 m3 de macrófitas no reservatório, equivalente a mais de 1.800 caixas d’água de mil litros“, comenta Diogo Lemos, analista de meio ambiente da UHE Funil. 

E acrescenta: “temos um rio com qualidade de água muito boa nessa região, mas estamos nos preparando para ganhar em agilidade e eficiência na destinação do material retirado próximo ao barramento, por isso, adequamos e ampliamos o pátio de depósito desse material“, finaliza.

Além disso, a Aliança Energia tem plantado florestas ao longo dos anos, recuperamos áreas de preservação, protegemos nascentes, criamos reservas naturais e diversas ações que contribuem para todo o ecossistema das regiões onde atuamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/