Pular para o conteúdo principal

MARCEL VIEIRA É NOMEADO ÁRBITRO DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES


Marcel Vieira
, pesquisador do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi nomeado como árbitro do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O Pisa é um estudo comparativo internacional realizado por 79 países a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos. Vieira substituirá Marc Christine, do Instituto Nacional de Estatística da França (INSEE). Christine exercia a função de árbitro amostral do Pisa desde 2006.

A OCDE solicitou para os Ministérios da Educação de cada um dos 79 países que participam do Pisa para indicarem o nome de um especialista em amostragem como candidato para a função de Árbitro. “Eu já estava feliz com o reconhecimento do INEP por ter me indicado como candidato. Fiquei ainda mais feliz por ter sido o especialista selecionado pela OCDE. Sinto também uma grande responsabilidade por ser o primeiro brasileiro que irá exercer esta função”, revela Vieira.

O que faz um árbitro do Pisa
Para que haja comparabilidade entre os resultados produzidos pelos diferentes países é necessário rigor metodológico por parte de todos os participantes. “Quando surgem problemas relacionados à amostragem durante a implementação da pesquisa, o árbitro da amostragem é prontamente informado e o seu conselho é procurado”, explica o pesquisador. Nestes casos, evidências adicionais são fornecidas pelo centro nacional para justificar a qualidade e comparabilidade dos dados, e estas evidências são compartilhadas com o árbitro de amostragem. “Espera-se que o Árbitro leia esta evidência em detalhes e sugira quaisquer etapas adicionais que possam ser necessárias para julgar a qualidade da amostra do Pisa.”

O pesquisador já trabalhava como membro da Comissão de Amostragem do INEP e entra em contato com problemas de pesquisa relacionados ao planejamento amostral de estudos educacionais como o Pisa. “Vejo esta nomeação como uma oportunidade para me dedicar e poder contribuir para a internacionalização da UFJF, uma vez que terei contato com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa do mundo todo”, aponta Vieira.

O Pisa
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Pisa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países. A partir disso, políticas e programas educacionais podem ser criados visando melhorar a qualidade e a equidade dos resultados de aprendizagem.

Por causa da pandemia de Covid-19, o próximo ciclo do Pisa, que aconteceria em 2021, foi adiado para 2022. “Minha expectativa é que haja algum risco de a pandemia trazer novos desafios para a execução do desenho amostral do Pisa nos diferentes países. Entretanto, estes desafios poderão ser menores se houver sucesso com o desenvolvimento das vacinas, e com um possível controle da pandemia no médio prazo”, conclui.

com assessoria da UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.