quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

SEM LEGISLAÇÃO E APOIO DO SETOR PÚBLICO, ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE LAVRAS AINDA NÃO DECOLOU

Quinta maior do Sul de Minas e referência internacional em ensino superior, cidade ainda não possui um um órgão público voltado à inovação

Parque Científico e Tecnológico de Lavras, localizado no campus da UFLA, é uma das iniciativas para impulsionar o setor na cidade

A inovação tecnológica vem por meio dos empreendedores inovadores. São eles que realmente fomentam a economia nacional. Quanto mais as pessoas interagirem para formatar novos negócios, as cidades ganham, as regiões ganham e o país ganha, com desenvolvimento econômico e social. Com essa perspectiva foi finalizado em novembro deste ano, o Relatório Executivo Planejamento do Ecossistema de Inovação de Lavras.

O Sebrae-MG buscou a Fundação CERTI para apoiar na elaboração do planejamento do Ecossistema de Inovação de Lavras, com o intuito de o município ter melhores condições de estimular empreendedores, gerar e desenvolver empreendimentos mais inovadores. 

Fruto desta iniciativa, o documento apresenta uma síntese do planejamento do Ecossistema de Inovação de Lavras, que foi alicerçado em quatro workshops, os quais contaram com mais de 50 participantes. Estiveram presentes empresários, professores universitários, representantes dos mecanismos de inovação, representantes do governo e de associações. Os participantes dos workshops construíram, de forma conjunta, o planejamento do Ecossistema de Inovação de Lavras.

De acordo com o documento, o município, em termos de competência produtiva instalada, apresenta 5.365 empresas e 25.879 empregos formais, segundo dados do RAIS (2018), bem como desfruta de um potencial científico, tecnológico e educacional com 49 cursos de Graduação, 31 cursos de Mestrado e 21 cursos de Doutorado. 

Ainda de acordo com o relatório, outro aspecto que contribui para uma maior expressão do município é a presença de grandes empresas, referências em seus segmentos de atuação, engajadas com as ações do ecossistema. 

Soma-se a isso a existência de um conjunto de iniciativas e ações bem-sucedidas em prol do empreendedorismo inovador, mesmo que ainda em estágio inicial, que tem apresentado os primeiros resultados e contribuído para um crescente engajamento de diversas instituições e empresas voltadas ao fortalecimento da inovação no município.

Em relação as políticas públicas, o Relatório Executivo Planejamento do Ecossistema de Inovação de Lavras destaca que o município de Lavras possui um projeto de legislação de apoio a inovação – ainda não aprovado, sendo que a cidade não possui órgão público voltado à inovação. 

Sem este órgão, as ações tem que ser tratadas com o prefeito e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Mobilidade Urbana. Em uma reunião da Câmara Municipal de Lavras, a atual secretária da pasta, indagada sobre quantas empresas já havia visitado na busca de atrair investimentos para Lavras, informou que não visitou nenhuma empresa. A afirmação da secretária gerou perplexidade na cidade.

Em relação a injeção de capital, o relatório destaca que existem investidores anjos no município, dispostos a investir, mais poucas empresas captam recursos subvencionados no município. Na prática, existem investidores anjos no município, dispostos a investir, mas que veem pouca maturidade nos empreendimentos, realizando, assim poucos investimentos. Existe, no município, investimento esporádico de venture capital em empresas de inovação da região (a exemplo a TBIT), mas poucas empresas captam recursos de fundações de apoio, sendo uma ação esporádica.

"Cidades e estados que criam condições para o nascimento de ecossistemas regionais de inovação estarão mais bem posicionados para enfrentar e vencer os desafios e aproveitar as oportunidades que este século apresenta. Por isso, é necessário desenvolver ecossistemas de inovação, os quais permitam que pessoas com talento, ideias e recursos possam transformar, por meio da inovação, a realidade em que vivemos, gerando melhor qualidade de vida e sustentabilidade para a nossa sociedade. O investimento nesse tipo de sistema gera uma transferência de conhecimento e tecnologia capazes de impulsionar o desenvolvimento da região", destaca na introdução do documento, o diretor técnico do Sebrae-MG, João Cruz Reis Filho.

Ações a serem desenvolvidas
Foram propostas, pela Fundação CERTI e pelos atores locais, um conjunto de estratégias consideradas relevantes para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação de Lavras, dentre elas, sistematizar atividades de um laboratório de ideação no prédio Inova Hub, localizado no campus da Universidade Federal de Lavras. 

Também, estruturar modelo de operação e negócios do Parque Tecnológico e Científico de Lavras (Lavrastec), em conjunto com as lideranças locais, além de fortalecer serviços da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) da UFLA. Também está entre as propostas, a estruturação de uma trilha de empreendedorismo envolvendo os ambientes e as empresas locais e criar um calendário de forma integrada pelos atores, visando impactar todos os estágios de empreendimentos.

Legislação
Uma das propostas essenciais apresentadas pela Fundação CERTI, destaca a necessidade da estruturação da legislação de inovação do município no Lavras no contexto do novo marco legal, além de estruturar uma governança do ecossistema com áreas desenvolver temáticas.

Também é preciso criar políticas públicas para estimular a geração de startups e a inovação em pequenas, médias e grandes empresas.

Clique aqui e confira o documento.

por Sebastião Filho

Nenhum comentário: