Pular para o conteúdo principal

BARBACENA RECEBE CERTIFICAÇÃO DA ONU COMO "CIDADE RESILIENTE"


Barbacena, nas Vertentes, foi certificada pelo Escritório das Nações Unidas (ONU) como uma cidade comprometida como a Redução do Risco de Desastres (UNDRR). A certificação aconteceu no último dia 26, devido ao compromisso firmado com a Resiliência aos Desastres.

O documento é conferido aos municípios inscritos no programa “Cidades Resilientes”, cujo propósito é fomentar as condições de enfrentamento às situações de emergência causadas por desastres naturais.

Dos 5.570 municípios brasileiros somente 692 foram certificados pela ONU, até o momento.

Com este passo, Barbacena se compromete a adotar medidas necessárias nos campos estrutural, institucional, de planejamento e de gestão de riscos, bem como de organização social, para se tornar, de fato, capaz de se adaptar constantemente e de responder à altura aos desafios de uma cidade em crescimento.

Cidades Resilientes
Cidades Resilientes são aquelas que têm capacidade de reagir de acordo com as necessidades apresentadas pelas crises naturais. São municípios que se preparam para lidar com essas situações e aproveitam o conhecimento anterior, criando planos de ação que possam ser úteis no futuro.

A proposta é promover o incremento das ações já desenvolvidas, buscando definir prioridades na área de gestão do risco de desastres. Para esta empreitada o poder público, as instituições parceiras e a sociedade civil farão parte de todas as discussões.

Assim, a Prefeitura de Barbacena, através da Defesa Civil, em parceria com diversos órgãos governamentais e a sociedade civil organizada criará um comitê Inter setorial com a finalidade de avançar no desenvolvimento das 10 ações essenciais propostas pela ONU para o incremento da resiliência a desastres.

O chefe da Defesa Civil de Barbacena, Ricardo de Paiva Guimarães, destacou a importância do programa, sobretudo diante das transformações climáticas e o crescimento populacional. 'É muito importante entender a velocidade com que as dificuldades ambientais se apresentam e como isso coloca em risco a segurança das pessoas. Enfrentar os problemas decorrentes da própria topografia do município nos impõe buscar condições para que possamos prevenir acidentes e, uma vez que eles ocorram, termos a capacidade de socorrer os cidadãos da maneira mais rápida possível”, pontuou.

Ricardo ressaltou também o alinhamento do programa com os propósitos da administração municipal, já que a inscrição e adesão ao programa da ONU foi uma determinação do prefeito Carlos Du.

Compromissos
Para ser reconhecido como 'Cidade Resiliente', o município deve cumprir dez ações essenciais: 1. Se organizar para a resiliência frente aos desastres; 2. Identificar, compreender e utilizar cenários de risco atuais e futuros; 3. Reforçar a capacidade financeira para a resiliência; 4. Promover o desenho resiliente e desenvolvimento urbano; 5. Proteger zonas-tampão naturais, para melhorar a função da proteção fornecida pelos ecossistemas; 6. Fortalecer a capacidade institucional para a resiliência; 7. Compreender e fortalecer a capacidade social para a resiliência; 8. Aumentar a resiliência da infraestrutura; 9. Garantir a eficácia da preparação e resposta eficaz às catástrofes; 10. Acelerar a recuperação e reconstruir melhor, depois de qualquer desastre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.