Pular para o conteúdo principal

PROJETOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VARGINHA ALCANÇAM RECONHECIMENTO NACIONAL


A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Undime-MG), parabenizou o Município de Varginha por projeto desenvolvido pelos educadores da Rede Municipal de Educação no ano de 2021. A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Varginha, criou duas plataformas com objetos digitais de aprendizagem exclusivos, voltados para o trabalho com a educação infantil e com a temática da agenda 2030 ODS da ONU. A Bebeteca ODS Primeiros Passos e a Ludoteca ODS.

“A Bebeteca ODS Primeiros Passos e a Ludoteca ODS Criança foram criados com muita dedicação, estudo, trabalho, pesquisa e carinho por parte dos profissionais do Magistério da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Varginha e alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da ONU”, explica a secretária de Educação, Gleicione Souza.

Eça explica que essas plataformas foram criadas com objetivo de potencializar o protagonismo docente na criação de materiais autorais a serem utilizados como recursos didático-pedagógicos para o desenvolvimento de atitudes e valores que almejam transformações positivas para a vida no planeta.

Todo o processo aproveitou a formação dos professores para o desenvolvimento de habilidades digitais e sugeriu a criação de um produto, e o resultado foi a criação dois produtos: a plataforma da BEBÊTECA, voltada para os alunos de zero a três anos, e a LUDOTECA, com atividades gamificadas, para o público de quatro e cinco anos, que abrange a pré-escola.

“Nos chama a atenção o insight que tiveram em unir a formação dos professores com o desenvolvimento de objetos digitais de aprendizagem. Vale destacar que as plataformas foram incluídas pelo MEC, na curadoria de conteúdo disponível no curso do LabInova, que está sendo ofertado para os articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada em todo o País, através da Universidade Federal do Mato Grosso”, diz a nota da Undime.

A nota diz aina que “Iniciativas inovadoras e que vão de encontro ao novo cenário da educação mundial, desenhado diariamente com a eminência da pandemia da Covid-19, reforça a necessidade de abraçar a tecnologia como ferramenta pedagógica nas salas de aula. O Município de Varginha comprova a importância do investimento em tecnologia com o reconhecimento de um produto tão importante para os alunos da rede local de ensino e para alunos e professores de todo o País”.

“Para nós esse reconhecimento da Undime é a consagração de um trabalho realizado pelas nossas educadoras, que vão além das fronteiras do ensinar, inovando nas metodologias, se reinventando e capacitando. É disso que precisamos, de profissionais competentes, comprometidos com o futuro dos nossos alunos”, disse o o prefeito Vérdi Melo.

O projeto
O projeto ODS na primeira infância, com experiências lúdicas digitais, traz a preocupação com o desenvolvimento de competências digitais dos docentes da Educação Infantil, com a proposta de utilização dos conhecimentos e habilidades adquiridas durante a formação, na criação de objetos digitais de aprendizagem para serem utilizados na Educação Infantil. O resultado desse trabalho culminou na criação de duas plataformas digitais: Bebeteca ODS Primeiros Passos e Ludoteca ODS Criança.

Os objetos digitais de aprendizagem que constam nas plataformas, como audiolivros e atividades gamificadas, colocam à disposição dos alunos os recursos pedagógicos digitais relacionados aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Agenda 2030, da ONU, que serão utilizados nas práticas educativas na Educação Infantil.

A Plataforma “Bebeteca ODS Primeiros Passos” tem como objetivo possibilitar o trabalho com bebês e crianças pequenas, direcionado para o desenvolvimento sustentável com promoção de atitudes e valores que almejam transformações positivas para a vida no planeta, compondo um banco autoral produzido pelos Profissionais da Educação Infantil (Creche – 0 a 3 anos), da Rede Municipal de Ensino.

Os livros estão disponibilizados no formato de audiovisual e estão publicados na Plataforma https://bebetecaods.seduc.varginha.mg.gov.br/ e no canal do Projeto, no Youtube.

Já a plataforma “Ludoteca ODS Criança”, é composta por atividades gamificadas produzidas pelas equipes da Pré-escola, da Rede Municipal de Ensino. O projeto de gamificação para crianças pequenas permeou pelo eixo norteador da Educação Infantil “Interações e brincadeiras”, potencializando o desenvolvimento das competências digitais e sócio-emocionais, garantindo também os direitos de aprendizagem.

A coletânea de jogos está publicada na Plataforma https://ludotecaodscrianca.seduc.varginha.mg.gov.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...