terça-feira, 13 de dezembro de 2022

ARTERIS FERNÃO DIAS CONCLUI PLANTIO DE MAIS DE 38 MIL MUDAS EM EXTREMA

Plantio de 128 espécies diferentes de árvores nativas da Mata Atlântica foi realizado num espaço superior a 18 hectares

A Arteris Fernão Dias – concessionária que administra a BR-381 entre Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo – concluiu com o plantio de mais de 128 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, o total de 38 mil mudas plantadas, dentre elas, espécies vulneráveis à ameaça de extinção como a araucária, cedro-rosa e o ipê amarelo.

O plantio foi realizado num espaço superior a 18 hectares, no projeto municipal de Extrema, no Sul de Minas, conhecido como Conservador das Águas. “Além de ser mundialmente conhecido, esse projeto conta com equipe especializada onde o foco principal é a recuperação de nascentes, mata ciliar e topos de morros, estabelecendo corredores ecológicos e o aumento significativo da recarga do lençol freático e consequentemente, da água disponível nos rios”, explica a coordenadora ambiental Julliana Barbosa Sampaio Bertôni.

Além das espécies ameaçadas, também foram selecionadas árvores frutíferas que atraem a fauna visando a disseminação de sementes e o repovoamento de paisagens, que anteriormente eram pastagens e outras sementes de espécies que têm rápido crescimento e que vão contribuir com a qualidade ao reflorestamento. No total foral investidos mais de R$316 mil no projeto.

Historicamente, a Arteris Fernão Dias já realizou outros plantios no Conservados das águas em 2012 e 2014, totalizando um investimento de cerca de R$ 972 mil. “O projeto possui como instrumento econômico o PSA – pagamento por serviços ambientais, em que proprietários rurais recebem pagamentos baseados no cumprimento de metas pré-estabelecidas durante e após a implantação do projeto, a fim de garantir a sustentabilidade sócioeconômica local”, acrescenta a coordenadora.

Nenhum comentário: