Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DESENVOLVIDA NO INATEL É PUBLICADA NA REVISTA NATURE


O aluno de Doutorado, Eduardo Saia Lima, conseguiu um feito inédito para o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica. A pesquisa desenvolvida por ele como parte de sua tese, que aborda a aplicação de circuitos fotônicos integrados às redes 5G, foi publicada na Nature Scientific Report, uma das revistas científicas mais importantes do mundo. Eduardo é integrante da equipe do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access) e é orientado pelo professor Arismar Cerqueira Sodré Junior.

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com duas instituições da Itália, a Scuola Superiore Sant’Anna e o Consiglio Nazionale dele Ricerche (CNR), além de pesquisadores da Unicamp. Os pesquisadores italianos foram responsáveis pelo projeto e fabricação do circuito fotônico integrado e os pesquisadores brasileiros pelos testes e aplicação do chip em uma rede 5G.

“O circuito fotônico integrado faz multiplicação de frequência elétrica utilizando o processamento fotônico. A Ideia é atingir a frequência de ondas milimétricas, o que é tipicamente muito caro para ser feito hoje utilizando componentes eletrônicos. Então, a fotônica permite fazer esse processamento de forma simplificada e, com a óptica integrada, conseguimos fazer o processamento com esse chip, reduzindo o tamanho do hardware em dezenas de vezes e também o consumo energético. Esse é o diferencial do projeto”, explica Eduardo.

Segundo ele, esse chip pode ser utilizado em uma central de distribuição para enviar o sinal 5G para várias rádio-bases, auxiliando na criação de pontos de acesso 5G operando em ondas milimétricas. Ou seja, apenas um chip consegue substituir dezenas de hardwares que ficariam na ponta do sistema. A aplicação pode ser usada ainda para as futuras redes 6G de comunicação.

“É uma pesquisa muito inovadora, uma tecnologia que está em processo de amadurecimento, por isso, esse teste com o chip utilizando 5G é muito válido. Existem poucas amostras de chips como esse no mundo e nós demonstrando que essa tecnologia funcionaria para 5G e já prospectando para 6G, uma vez que, nas futuras redes de comunicação móvel, haverá uma demanda muito grande pela integração de componentes e processamento utilizando óptica para substituir eletrônica”, detalha o aluno.

Foram três anos e meio de pesquisa, os últimos dois em parceria com as instituições da Itália, para que Eduardo chegasse a esses resultados, no entanto, a tese de doutorado dele deve ser concluída somente no ano que vem. Até o momento, a pesquisa gerou três artigos publicados em periódicos, entre eles o da Nature, e quatro apresentações em congressos nacionais e internacionais.

“Confesso que não acreditava que isso seria possível, pois é uma revista em que é muito difícil ser aceito. O apoio do professor Arismar foi fundamental. Ele acreditou desde o começo que conseguiríamos esse feito. Durante o meu mestrado ele já dizia que um dia iriamos publicar na Nature e esse incentivo dele fez toda a diferença”, relembra Eduardo.

Para o professor Arismar, essa pesquisa contribui com óptica integrada em altíssimo nível e aplicação em 5G no nível do estado da arte mundial. “Esse trabalho do programa de Doutorado do Inatel é de extrema importância e pode ser considerado um divisor de águas, pois a Nature é o veículo de comunicação científica mais importante do mundo. O primeiro volume da Nature foi publicado em 1969, há mais de 150 anos e, a partir de então, todas as grandes pesquisas do mundo, seja na área de medicina, tecnologia, economia, etc, sempre passam por lá. Muito dos prêmios Nobel publicaram na revista. Especificamente, o Nature Scientific Report, onde o trabalho foi publicado, foi em 2021, uma das 5 revistas mais citadas do mundo, com mais de 696 mil citações. Então, mostra o nível de importância desse trabalho, o impacto científico e a importância para a comunidade científica em geral”, destaca o professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.