Pular para o conteúdo principal

UNILAVRAS RECEBEU ESTUDANTES PARA ANÁLISES EM FÍSICA DE PARTÍCULAS


Alunos da rede pública de ensino de Lavras e Itutinga participaram da 19ª edição do International Masterclasses – Hands on Particle Physics. O Masterclasses aconteceu na Universidade Federal de Lavras e é um projeto de divulgação científica de física de partículas. Durante o mês de março, os estudantes desenvolveram algumas atividades no Laboratório de Informática I do Centro Universitário de Lavras (Unilavras) como forma de se preparar para o evento que deságua em uma videoconferência, no final do mês de março.

O convite surgiu por meio do Colégio Unilavras, em que o professor Deyvid Antônio Eugênio ministra as aulas de física para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Com isso, ele estendeu a proposta ao Centro Universitário para que as escolas da rede pública pudessem participar o projeto. Ao todo são cinco escolas participantes: Tiradentes, Dora Matarazzo, Firmino Costa, Azarias Ribeiro e Jaime Ferreira Leite, está da cidade de Itutinga

As atividades, no Unilavras, ocorreram nos dias 2, 9, 16 e 23 de março e teve o intuito de apresentar aos estudantes o que é a Física de Partículas e como ela é classificada. Dessa forma, o professor tem a oportunidade de aprofundar explicações sobre a subdivisão dos átomos e as partículas elementares. Assim, os alunos podem “saber mais a respeito do conhecimento científico e físico por trás disso”, complementa o professor Deyvid.

O evento recebe alunos que estão matriculados no Ensino Médio. Durante o Master Classes, os estudantes ainda tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre a análise dos dados que foram realizadas anteriormente. Antes do evento, os alunos passam a ter acesso aos dados do LHC, que é o detector chamado “Atlas”, utilizado pelos cientistas em suas pesquisas. “Com isso, os alunos aprendem a fazer análises desses dados. O que as análises representam, que tipo de partículas elas significam”, explica o professor.

International Masterclasses - Hands On Particle Physics
Anualmente o programa reúne, no intervalo de um mês, cerca de 13 mil estudantes do Ensino Médio em 55 países, envolvendo cerca de 220 universidades e instituições de pesquisa. A conclusão do evento ocorre com uma videoconferência simultânea envolvendo estudantes de outros países e pesquisadores no CERN, no dia 31 de março.

Em 2023, os participantes do Masterclasses UFLA apresentarão o resultado das suas análises aos estudantes de Patras (Grécia), Genebra (Suíça), Olomouc (República Checa) e Benasque (Espanha).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.