Pular para o conteúdo principal

PESQUISA IDENTIFICA DIFICULDADES QUE AFETAM A CONDIÇÃO FINANCEIRA DE CIDADES MINEIRAS COM MENOS DE 5 MIL HABITANTES

Resultados mostram a influência do gasto com pessoal e o grau de endividamento nas finanças públicas
Mapa de Minas Gerais adaptado

Com a proposta de identificar quais indicadores contábeis e orçamentários seriam importantes na avaliação da condição financeira dos pequenos municípios de Minas Gerais, os professores, Hugo Lucindo Ferreira e Leandro Lima Resende, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG Varginha, desenvolveram um estudo que mostrou que o gasto com pessoal e o grau do endividamento influenciam a condição financeira de cidades mineiras com menos de 5 mil habitantes.

“Em geral, os resultados apontam que esses pequenos municípios apresentam baixa arrecadação tributária própria (em média, menos de 5% da arrecadação total), pouco endividamento em relação à sua receita corrente líquida (RCL) e, em média, algo em torno de 50% da RCL destinada a gastos com pessoal”, revela o professor Hugo Ferreira.

Fatores financeiros relacionados à solvência orçamentária, como por exemplo, a participação da receita tributária e os gastos com pessoal, e à solvência de longo prazo, como o endividamento geral, foram identificados como impactantes na condição financeira dos pequenos municípios. “Em especial, o gasto com pessoal e o grau do endividamento influenciam significativamente a condição financeira destas cidades”, diz.

Conforme o professor Hugo Ferreira, o que motivou o desenvolvimento do estudo foi a discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 188/2019, conhecida como PEC da Reforma do Pacto Federativo. “Essa proposta tinha, entre outras disposições, a extinção de municípios como população inferior a 5 mil habitantes e que não fossem capazes de promover sustentabilidade financeira. Dessa forma, era interessante conhecer a condição financeira dos pequenos municípios de Minas Gerais”, explica.

Para desenvolver a pesquisa, os pesquisadores selecionaram 229 municípios de Minas Gerais que apresentavam, em 2020, uma população estimada menor que 5.000 habitantes, de acordo com dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI). Os dados foram coletados entre os anos de 2017 e 2020 do Balanço Orçamentário, Balanço Patrimonial, Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e Relatório de Gestão Fiscal (RGF) dos municípios.

“Buscamos as demonstrações contábeis dos entes municipais que se enquadravam nesse quesito e analisamos os anos de 2017 a 2020, que compreende a vigência do último Plano Plurianual (PPA) executado no período do estudo”, detalha o professor Hugo Ferreira.

Segundo o pesquisador, o estudo aponta aspectos que contribuem para a análise da condição financeira dos pequenos municípios. “Os resultados indicam pontos de atenção aos gestores públicos dos pequenos municípios, a fim de manter uma boa condição financeira. Isso pode ser relevante principalmente no cenário em que se discute a extinção destas cidades”, afirma.

A pesquisa originou o trabalho intitulado “Fatores explicativos da condição financeira em municípios de Minas Gerais”, desenvolvido no âmbito de uma disciplina do doutorado em Controladoria e Contabilidade, cursada pelos professores da UNIFAL-MG na Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG.

O artigo, que contou com a colaboração dos professores João Estevão Barbosa Neto, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha e Bruna Camargos Avelino da UFMG, foi publicado na edição de janeiro de 2024 da Revista Ambiente Contábil – periódico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Confira na íntegra aqui

Entre os menores municípios do Sul de Minas, com população inferior a 5 mil habitantes, de acordo com dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão as cidades de: Consolação (1.563), Fama (2.578), Ingaí (2.580), Olímpio Noronha (2.555), Passa-Vinte (2.233), São Sebastião Rio Verde (2.300), Senador José Bento (2.068), Seritinga (1.819), Serranos (1.990) e Wenceslau Braz (2.356).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...