Pular para o conteúdo principal

PROJETO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIFA-MG QUE VISA O PÚBLICO LGBTQIAP+ É CONTEMPLADO EM EDITAL NACIONAL

Proposta visa atender às necessidades de qualificação do atendimento à população LGBTQIAP+ nos serviços do SUS

O projeto de extensão “Vigilância em saúde e integralidade da atenção à população LGBTQIAP+ na atenção primária à saúde” da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG foi contemplado na 2ª edição do Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade – PNVS Comunidade (Edital N° 12/2022 – UnB/Dex). O programa visa a inovação, em âmbito nacional, de projetos de extensão voltados para o fortalecimento e a implementação das ações de vigilância e promoção em saúde.Coordenado pelas professoras Patrícia Scotini Freitas e Simone Albino da Silva, docentes da Escola de Enfermagem, o projeto aprovado foi desenvolvido a partir de dois trabalhos de iniciação científica orientados por elas na Instituição: “Atendimento ginecológico à população de homens transgêneros” e “Atenção ginecológica ao homem transexual na atenção primária à saúde: caracterização do acesso e utilização”.

“Estes projetos produziram como resultado um panorama de necessidades de qualificação do atendimento à população LGBTQIAP+ nos serviços da atenção primária à saúde, principal porta de entrada para o SUS”, narra a professora Simone Albino.

A proposta tem por objetivo fortalecer as ações de vigilância, de promoção à saúde e prevenção direcionadas à população LGBTQIAP+ na atenção primária à saúde de Alfenas, no sentido de instrumentalizar e qualificar o processo de trabalho para o enfrentamento dos principais problemas que acometem essa população.

“O projeto se justifica na potencialidade da educação permanente em saúde como instrumento de desenvolvimento da qualidade da atenção primária à saúde e de consolidação dos princípios da equidade e integralidade em saúde, no sentido de reduzir a vulnerabilidade da população LGBTQIAP+”, pontua a professora Patrícia Scotini.

De acordo com o cronograma, o projeto, já em execução, deve ser concluído em março de 2025, e prevê a realização de ações em duas frentes de trabalho. Na primeira, a equipe trabalha na identificação e captação de apoio da liderança do movimento LGBTQIAP+ de Alfenas. Nessa etapa, também será feita a sensibilização dos atores sociais, os quais operacionalizam a gestão e a assistência nas diferentes instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS), e a apresentação do projeto à Coordenação da Atenção Básica de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde de Alfenas.

O grupo deve, ainda, elaborar materiais educativos sobre os aspectos gerais de cidadania e dos determinantes sociais do processo saúde e doença que perpassam a identidade de gênero e a orientação sexual bem como a promoção, proteção e recuperação da saúde enfatizando as ações de saúde disponíveis no SUS para a população LGBTQIAP+.

A segunda frente de atuação consistirá em uma ação de educação permanente em saúde da população LGBTQIAP+, por meio de seis encontros realizados na UNIFAL-MG, tendo como público-alvo os enfermeiros da atenção primária à saúde do município de Alfenas. “Para instruir cada um desses encontros serão convidados profissionais de referência no atendimento à esta população”, enfatiza a professora Simone Albino.

Além das professoras Patrícia Scotini e Simone Albino, também participam do projeto, os estudantes do curso de Enfermagem: Natalia Bonomi (voluntária), Bianca Faria Sacramento Costa (voluntária), Karina Ribeiro Silva Pereira (bolsista) e Isabella Karen de Melo Queiroz (bolsista) e Felippo de Oliveira Maximum (bolsista).

O Programa PNVS Comunidade
O Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade – PNVS Comunidade é uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília – Dex/UnB, com o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e com a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). O edital faz parte do fortalecimento da Rede Nacional de Extensão – RENEX, uma iniciativa do FORPROEX.

Lançada em 2022, a chamada para submissão dos projetos de extensão das instituições de ensino superior contou com a participação de 20 instituições de cinco regiões do Brasil. Na 2ª edição, foram selecionados 55 projetos, dentre os quais o projeto “Vigilância em saúde e integralidade da atenção à população LGBTQIAP+ na atenção primária à saúde” proposto pelas docentes da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG.

Saiba mais sobre o PNVS Comunidade

*Da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...