Pular para o conteúdo principal

PROJETO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIFA-MG QUE VISA O PÚBLICO LGBTQIAP+ É CONTEMPLADO EM EDITAL NACIONAL

Proposta visa atender às necessidades de qualificação do atendimento à população LGBTQIAP+ nos serviços do SUS

O projeto de extensão “Vigilância em saúde e integralidade da atenção à população LGBTQIAP+ na atenção primária à saúde” da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG foi contemplado na 2ª edição do Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade – PNVS Comunidade (Edital N° 12/2022 – UnB/Dex). O programa visa a inovação, em âmbito nacional, de projetos de extensão voltados para o fortalecimento e a implementação das ações de vigilância e promoção em saúde.Coordenado pelas professoras Patrícia Scotini Freitas e Simone Albino da Silva, docentes da Escola de Enfermagem, o projeto aprovado foi desenvolvido a partir de dois trabalhos de iniciação científica orientados por elas na Instituição: “Atendimento ginecológico à população de homens transgêneros” e “Atenção ginecológica ao homem transexual na atenção primária à saúde: caracterização do acesso e utilização”.

“Estes projetos produziram como resultado um panorama de necessidades de qualificação do atendimento à população LGBTQIAP+ nos serviços da atenção primária à saúde, principal porta de entrada para o SUS”, narra a professora Simone Albino.

A proposta tem por objetivo fortalecer as ações de vigilância, de promoção à saúde e prevenção direcionadas à população LGBTQIAP+ na atenção primária à saúde de Alfenas, no sentido de instrumentalizar e qualificar o processo de trabalho para o enfrentamento dos principais problemas que acometem essa população.

“O projeto se justifica na potencialidade da educação permanente em saúde como instrumento de desenvolvimento da qualidade da atenção primária à saúde e de consolidação dos princípios da equidade e integralidade em saúde, no sentido de reduzir a vulnerabilidade da população LGBTQIAP+”, pontua a professora Patrícia Scotini.

De acordo com o cronograma, o projeto, já em execução, deve ser concluído em março de 2025, e prevê a realização de ações em duas frentes de trabalho. Na primeira, a equipe trabalha na identificação e captação de apoio da liderança do movimento LGBTQIAP+ de Alfenas. Nessa etapa, também será feita a sensibilização dos atores sociais, os quais operacionalizam a gestão e a assistência nas diferentes instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS), e a apresentação do projeto à Coordenação da Atenção Básica de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde de Alfenas.

O grupo deve, ainda, elaborar materiais educativos sobre os aspectos gerais de cidadania e dos determinantes sociais do processo saúde e doença que perpassam a identidade de gênero e a orientação sexual bem como a promoção, proteção e recuperação da saúde enfatizando as ações de saúde disponíveis no SUS para a população LGBTQIAP+.

A segunda frente de atuação consistirá em uma ação de educação permanente em saúde da população LGBTQIAP+, por meio de seis encontros realizados na UNIFAL-MG, tendo como público-alvo os enfermeiros da atenção primária à saúde do município de Alfenas. “Para instruir cada um desses encontros serão convidados profissionais de referência no atendimento à esta população”, enfatiza a professora Simone Albino.

Além das professoras Patrícia Scotini e Simone Albino, também participam do projeto, os estudantes do curso de Enfermagem: Natalia Bonomi (voluntária), Bianca Faria Sacramento Costa (voluntária), Karina Ribeiro Silva Pereira (bolsista) e Isabella Karen de Melo Queiroz (bolsista) e Felippo de Oliveira Maximum (bolsista).

O Programa PNVS Comunidade
O Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade – PNVS Comunidade é uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília – Dex/UnB, com o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e com a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). O edital faz parte do fortalecimento da Rede Nacional de Extensão – RENEX, uma iniciativa do FORPROEX.

Lançada em 2022, a chamada para submissão dos projetos de extensão das instituições de ensino superior contou com a participação de 20 instituições de cinco regiões do Brasil. Na 2ª edição, foram selecionados 55 projetos, dentre os quais o projeto “Vigilância em saúde e integralidade da atenção à população LGBTQIAP+ na atenção primária à saúde” proposto pelas docentes da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG.

Saiba mais sobre o PNVS Comunidade

*Da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

SISTEMA FECOMÉRCIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oportunidades começam a partir de fevereiro, com vagas limitadas e inscrições presenciais  O  Senac , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com  matrículas presenciais  disponíveis para uma nova programação de  cursos gratuitos de qualificação profissional  em  Lavras   e  Nepomuceno , com turmas com início em fevereiro e março.  As oportunidades de formação fazem parte das iniciativas  Programa Senac de Gratuidade (PSG)  e  Senac+  e são em diferentes áreas para quem busca ingressar no mercado de trabalho, se atualizar ou conquistar uma nova profissão.  Cursos com inscrições em Nepomuceno   As matrículas devem ser feitas  presencialmente no dia 10 de fevereiro , das  14h às 19h , no  Centro Social Padre Butinha – Pastoral da Mulher  (Avenida Neca Firmiano, nº 521, Centro).  Culinária Clássica Mineira  (PSG)   – início em 23 de feve...

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...