Pular para o conteúdo principal

OBRA "REESCREVENDO A HISTÓRIA COM AS MÃOS NEGRAS" FOI APRESENTADA EM FÓRUM INTERNACIONAL


O 1º Fórum Internacional de União da Africanidade para a Cultura de Paz aconteceu em São Paulo, no final do mês de Maio e contou com a presença da pesquisadora e professora aposentada da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Cláudia Ribeiro.

O evento nasceu de uma proposta acadêmica e cultural do encontro de três instituições universitárias – Faculdade SESI de Educação (FAPESP), Laboratório de Arte e Cultura Educativa da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (LabArt/FEUSP) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), juntamente com o Centro Cultural das Indústrias de São Paulo (FIESP). Nesta direção, a aproximação humanista na luta contra o racismo oportunizou a parceria dessas instituições com a UNESCO para a realização do 1º Fórum Internacional de União da Africanidade para a Cultura de Paz.

Fruto desta parceria e organizado pelo professor Dr. Celso Luis Prudente (livre docente na FE/USP) e professor Rogério Almeida, será lançado o livro: ‘Reescrevendo a História com as Mãos Negras’. O livro será lançado oficialmente na 20ª Mostra Internacional do Cinema Negro (Micine), que acontece tradicionalmente no mês de Novembro, em São Paulo, marcando o mês da Consciência Negra. Esta obra reúne professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores, bem como intelectuais de várias universidades brasileiras e cinco estrangeiras onde os eixos temáticos cultura e arte, memória, movimento e religião são abordados. A professora doutora Cláudia Ribeiro possui um artigo no livro, escrito em coautoria com a Presidenta do Conselho Municipal da Igualdade Racial em Lavras e Professora da Rede Estadual, Andrêsa Helena de Lima, intitulado ‘Águas ancestrais: caminhos do professor Azarias Ribeiro de Souza’, abordando a trajetória do professor Azarias Ribeiro, contribuindo assim para o debate e maior visibilidade da inequívoca relevância deste homem negro, humanista, desbravador e inovador que deixou um legado expressivo quando se fala sobre cultura, educação e relações étnico-raciais para a população Lavrense.

No primeiro dia do encontro a professora Cláudia Ribeiro mediou discussão sobre o tema ‘Reescrevendo a história, o afrodescendente como sujeito: memórias, narrativas e vivências’. Contribuíram com a discussão o professor Reinaldo Benedito Nishikawa, diretor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), a professora Fernanda Thomaz, coordenadora geral de Memória e Verdade da Escravidão do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o sociólogo professor Patrício Langa da University of the Western Cape South África e o professor Celso Luis Prudente, Associado da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Na sequência dos dias e discussões, o tema abordado foi ‘A escravidão e a ordem jurídica: o negro e os direitos humanos’. Falaram o professor Samuel Vida da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o professor Alessandro Soares da Universidade Machenzie. Esta mesa foi mediada por Alexandre Vargas, professor da UFBA.

Todas estas atividades foram realizadas na Faculdade de Educação SESI e o último dia aconteceu no Centro Cultural FIESP, marcando o ‘Dia Mundial da África’ com entrega da placa e medalha da União Educativa para a Construção da Cultura de Paz, a personalidades representativas que estão construindo história, memória e contribuindo para uma Cultura de Paz, garantindo assim o respeito à diversidade, como afirmou a Coordenadora de Projetos da UNESCO, Ana Paula Mathias.

Um dos agraciados, o sociólogo Professor Patrício Langa da University of the Western Cape South África, em seus agradecimentos reforçou que “não existe paz sem justiça e a Cultura de Paz pressupõe esperança, um grito para libertação das crianças e adolescentes, assim, plantaremos a semente da Paz”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.