Pular para o conteúdo principal

ÔNIBUS DA UFJF PASSA A USAR BIODIESEL

Professor Adilson Silva, coordenador do projeto, irá avaliar os resultados com o biodiesel no ônibus da UFJF, para possivelmente ampliar sua utilização em outros veículos

Conhecimento científico e tecnológico em benefício da sociedade. Apesar do compromisso das instituições em retornar para a população o investimento público feito em pesquisa, nem sempre isso ganha visibilidade. A partir desta segunda-feira, 16, no entanto, uma das pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estará estampada aos olhos de todos.

Um dos ônibus circulares da UFJF acaba de ganhar uma adesivação especial para mostrar que 30% do combustível usado ali vem da cozinha das pessoas. É óleo de cozinha reaproveitado, transformado em biodiesel. Esse é o primeiro teste em maior escala para fazer avaliações acerca do produto, para que, no futuro, seja possível diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, reduzindo o impacto dos transportes no meio ambiente.

A queima dos combustíveis fósseis derivados do petróleo como gasolina e diesel é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa do planeta, já o biodiesel produzido a partir do óleo de cozinha é um combustível com baixo teor poluente. Além disso, o descarte do óleo usado, que provavelmente iria para o lixo, aterros e rios, ganha um destino mais sustentável.

O projeto já havia feito testes com um caminhão da Empav, por meio da parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, registrando o uso de 20%, 30% e 40% de biodiesel por três meses. Os dados obtidos permitiram replicar o teste agora no ônibus da UFJF, que passa a rodar com 30% do produto no tanque, de maneira contínua. Segundo o coordenador do projeto Plataforma de Biodiesel da Zona da Mata, professor do Departamento de Química da UFJF, Adilson David da Silva, não foi necessária nenhuma adaptação no veículo, que permanece apto a percorrer os mesmos trajetos com a mesma velocidade.

Já foram produzidos 5 mil litros de biodiesel pela usina de processamento instalada na unidade do Distrito Industrial (Cieptec) do Parque Tecnológico da UFJF. A máquina responsável pela conversão do óleo de cozinha em biodiesel é da empresa Green Fuels e foi cedida de forma não onerosa por um fundo de financiamento do governo britânico. O processo químico da produção é simples e dura poucas horas. É necessário apenas um reagente (por exemplo, a soda), que fará a quebra do óleo, e um solvente (como o metanol), que irá dissolver o material. A proporção final do produto é de, praticamente, um para um – um litro de óleo resulta em um litro de biodiesel.

“Hoje temos o controle dessa usina e condições de apresentar melhorias nos catalisadores (reagentes e solventes) e em todo o processo. Muitas sugestões saíram a partir do conhecimento do equipamento. Isso é muito importante quando se trabalha com uma Universidade: a visão dos pesquisadores sempre pode melhorar um projeto, apresentar avanços para a empresa”, diz o coordenador.

Em relação aos próximos passos da pesquisa, o professor conta que está em contato com uma transportadora para viabilizar o uso de 100% de biodiesel em um dos seus caminhões. Nesse caso, provavelmente seria necessário uma adaptação do motor do veículo e/ou do filtro do combustível.

*Da assessoria da UFJF 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...