Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DESTACA AS VIOLÊNCIAS PRESENTES NO COTIDIANO DAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NO SUL DE MINAS

Estudo da UNIFAL-MG problematiza os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres acolhidas no CRAS de Varginha-MG estão expostas

Os diferentes tipos de violência cometidos contra mulheres acolhidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Varginha-MG foram objetos de análise no estudo "'Se você levou dois tapas, eu vou te dar só um… Você já levou dois e aguentou': o ciclo da violência na vida das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica".

Autoras do estudo: Amanda Marques Brito de Souza, Leticia da Silva Matias dos Santos, Jady Oliveira Borges e professora Cilene Margarete Pereira. (Fotos: Arquivo Pessoal)

De autoria da docente Cilene Margarete Pereira, professora visitante no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) entre 2021 e 2023, e das estudantes Amanda Marques Brito de Souza, Leticia da Silva Matias dos Santos e Jady Oliveira Borges, a pesquisa foi apresentada no 48º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), ocorrido no mês de setembro de 2024, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

Na pesquisa, foram utilizados referenciais da Teoria da Reprodução Social (TRS) para analisar as violências presentes no cotidiano das mulheres atendidas pelo CRAS. A análise tem como materialidade o relato de “Patrícia” (nome fictício), uma das 15 mulheres que participaram dos encontros promovidos pelo projeto de extensão "‘Escrevivências’ femininas: traçando linhas em educação, direitos humanos e políticas públicas em Varginha-MG" da UNIFAL-MG, durante os meses de outubro e novembro de 2023.

O estudo tipifica as violências contra as mulheres em cinco grandes grupos, sendo eles a violência psicológica, intrafamiliar, moral, patrimonial e física, e os discute. “A violência psicológica é a precursora de outras formas de violência”, afirmam as autoras. Segundo elas, isso ocorre porque destrói a autoestima das vítimas e distorce a realidade, tornando as mulheres incapazes de reagirem. Além disso, são discutidas formas não materiais de violência, tais como a violência simbólica, o silenciamento e o ciclo da violência, e a sua contribuição para legitimar a materialização dos atos violentos. Por fim, a pesquisadora Cilene Pereira enfatiza que “a identificação das violências pelas mulheres não cria, por si só, os recursos materiais necessários para romper esse ciclo”.

De acordo com as pesquisadoras, os resultados obtidos podem incentivar a “criação de mecanismos para coibir a violência contra as mulheres, tais como instituições como os CRAS e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além das casas de acolhimentos às vítimas de violência, as delegacias especializadas no atendimento às mulheres e todo aparato legal”.

A expectativa das autoras é de que o processo de rompimento do ciclo de violência não se limite à consciência histórica de sua existência, mas também envolva ações transformadoras na prática.

O trabalho foi realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Grupo de Pesquisa Gênero pela Não Intolerância (GENI/UNIFAL-/MG).

Para ler o resumo do trabalho, acesse aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho