Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DE CURSO SUPERIOR CONHECEM PESQUISAS EM VITIVINICULTURA NA EPAMIG DE CALDAS

 

Semana de visitação une teoria e prática em programação vivenciada por alunos do Curso Superior de Viticultura e Enologia da Faculdade Católica Paulista (UCA).

(Belo Horizonte – 20/3/2025) Os alunos do Curso Superior de Viticultura e Enologia da Faculdade Católica Paulista (UCA) estão acompanhando, de perto, os trabalhos de pesquisa realizados no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)localizado no município de Caldas. A unidade é referência em estudos sobre o cultivo de uvas para a produção de vinhos finos e sucos.

A semana prática de viticultura e enologia, proposta pela UCA, reúne cerca de 60 alunos do ensino a distância (EAD) para vivenciar atividades no Campo Experimental da EPAMIG e em outros locais relacionados à produção de vinho e à discussão do tema. Os momentos tiveram início na segunda-feira (17/03) e se estendem até sexta-feira (21/03).

As atividades estão sendo conduzidas pelos pesquisadores da EPAMIG que integram o Programa Estadual de Pesquisa (PEP) em Viticultura e Enologia.

Programação 

O cronograma contempla atividades que abordam temas como manejo da videira, aspectos de nutrição e fisiologia, elaboração e análises laboratoriais de vinhos, as quais estão sendo realizadas no Campo Experimental da EPAMIG, em Caldas.

“Nosso encontro com os alunos também será marcado por uma prática no laboratório de enoquímica da EPAMIG, com foco em análises básicas de acompanhamento da maturação da uva e na elaboração de vinhos”, pontua Angélica Bender, enóloga na EPAMIG.

Os alunos realizaram visitas técnicas no viveiro vitícola, Vitacea Brasil, e nas vinícolas Vinhos BelotoCasa Geraldo e Stella Valentino. Também serão ministradas aulas teóricas sobre fisiologia da videira e análises laboratoriais na Câmara Municipal de Caldas.

“É uma excelente oportunidade estar acompanhando as pesquisas da EPAMIG, além de vivenciar uma semana de intenso aprendizado, especialmente relacionado à questão sensorial. A forma como essa experiência está sendo conduzida nos deixa claro a importância das práticas laboratoriais e fortalece o entrosamento com todo o processo de viticultura e enologia”, ressaltou Silvia Rabelo, aluna do curso superior de Viticultura e Enologia da UCA.

Campo Experimental da EPAMIG

Localizado no Sul de Minas, no município de Caldas, o Campo Experimental da EPAMIG conta com uma infraestrutura de cerca de 80 hectares de extensão. 

A unidade possui uma ampla área para experimentos com videiras e produção de mudas, laboratórios modernos para a avaliação de qualidade de uvas e vinhos, além de adega enológica experimental, responsável pela produção de vinhos finos e espumantes. 

As pesquisas realizadas no Campo Experimental da EPAMIG, em Caldas, contribuem para transformar e fortalecer o reconhecimento nacional e internacional do setor vitivinícola mineiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...