Pular para o conteúdo principal

SUL DE MINAS TEVE 14.705 ADMISSÕES NO MÊS DE JANEIRO, SEGUNDO CAGED

Em todo o país, foram feitas 92.845 admissões de trabalhadores temporários no período


A região Sul de Minas Gerais fechou o mês de janeiro com 14.705 admissões, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho. Segundo o levantamento, no período, foram registradas 14.577 demissões, resultando em um saldo positivo de 128 empregos formais.

Do total de admitidos, 56,55% eram homens e 43,45% eram mulheres. A maior parte (64,55%) tinha ensino médio completo e idades entre 18 e 24 anos (28,21%).

O setor que mais contratou em janeiro, na região, foi o de serviços, com 5.907 admissões, correspondendo a 40,17% do total. Em seguida, o setor da indústria registrou 3.705 contratações, o que corresponde a 25,20% do total.

Entre os municípios da região, Pouso Alegre foi o que mais contratou, com 3.370 admissões no período, seguido por Poços de Caldas (2.620) e Varginha (2.425). Os três também foram os municípios com maior número de demissões, com 3.327, 2.727 e 2.496 respectivamente.

Os municípios da região são Alfenas, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações e Varginha.

Contratações no Brasil

Em todo o país, foram registradas 2.271.611 admissões no mês de janeiro. De acordo com o levantamento, foram 2.134.308 demissões, resultando em um saldo positivo de 137.303 empregos formais.

O Caged aponta ainda que o setor de serviços foi o que mais contratou, com 2.271.611 empregos criados, seguido pelo setor do comércio, que registrou 494.527 admissões.

Contratação de temporários
Em relação às contratações temporárias, o Caged de janeiro mostra que foram feitas 92.845 admissões em todo o país. O setor que mais contratou foi o de serviços, com um total de 92.604 admissões puxadas, principalmente, pelo setor de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

No estado de Minas Gerais, as contratações nessa modalidade totalizaram 2.309 novas posições, sendo 311 na região Sul.

A previsão da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) é de que cerca de 800 mil contratos temporários sejam gerados no primeiro trimestre do ano. Ainda segundo a instituição, em 2024 foram geradas 2,4 milhões de oportunidades no mercado de trabalho nessa categoria.

O especialista em mercado de trabalho temporário Leonardo Bonafé, gerente da Employer Recursos Humanos em Itajubá, destaca a importância desse tipo de contratação tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. “O trabalho temporário é uma excelente alternativa para quem busca experiência profissional e uma renda imediata, além de representar uma solução estratégica para as empresas que precisam atender demandas sazonais sem comprometer sua estrutura fixa”, explica.

Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...