Pular para o conteúdo principal

CURTA VARGINHA ESTREIA COM MOSTRA GRATUITA DE CINEMA E CULTURA NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Evento acontece nos dias 11 e 12 de abril e traz exibição de filmes brasileiros, oficinas de audiovisual, apresentações musicais e roda de conversa com autores mineiros

A Estação Ferroviária de Varginha será palco da primeira edição do Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, com entrada gratuita e programação diversificada voltada para todos os públicos. O evento promete uma imersão cultural por meio do cinema nacional, literatura, música e oficinas de audiovisual, reunindo artistas e produtores de diferentes regiões de Minas Gerais.

Realizada pela Braia Produções, a mostra exibe produções brasileiras lançadas nos últimos dois anos, em sessões temáticas que abordam temas como memória, identidade, cultura popular, protagonismo negro e até mesmo ufologia – em uma conexão direta com a fama da cidade no cenário ufológico.

A programação completa do Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura pode ser acessada neste link. O evento é uma realização da Braia Produções, com recursos da Lei Paulo Gustavo de Varginha e apoio das empresas Óticas Maurício, Giggio Spaguetti, Via Connection, Just Coffee e W. Outdoor.

Temas diversos e cinema para todas as idades
A curadoria do evento é assinada pelo premiado cineasta Marco Antonio Pereira, reconhecido internacionalmente por seu trabalho no audiovisual. Ao todo, serão seis sessões divididas em três eixos principais: “Memória, Identidade e Cultura”, “Mulher Preta no Cinema” e “UFO”. Além disso, a programação conta com duas sessões infantojuvenis, com filmes voltados para toda a família.

O idealizador do projeto, Bruno Maia, da Braia Produções, explica a escolha de inserir uma categoria específica para filmes ligados ao universo extraterrestre. "Incluir uma categoria UFO em uma mostra de cinema feita em Varginha é mais do que natural. A cidade é conhecida internacionalmente no meio ufológico e atrai curiosos do mundo inteiro desde o famoso caso de 1994. Então, é uma forma de aproveitar esse símbolo tão marcante para fortalecer a identidade da mostra e afirmar o E.T. de Varginha como parte viva dessa realização", diz.

Música regional e literatura mineira também têm vez
A programação musical terá dois shows ao vivo. No dia 11, o músico Bruno Maia apresenta um pocket show do projeto Braia, com composições inéditas do próximo disco, inspiradas na música regional mineira. No dia 12, quem sobe ao palco é o violeiro alfenense Felipe Silveira, artista de talento reconhecido por sua sonoridade marcante e repertório autoral.

O público também poderá participar de uma roda de conversa com autores mineiros, marcada para o dia 12. Estão confirmados o jornalista e escritor Marcus Madeira, de Varginha, com o livro “Causos da Política de Varginha”; o também varginhense Lucas Silva, lançando “Cicatrizes”; e Carlos Antônio Pinto, de Lavras, autor de “Um Fantasma no Trem”, obra ambientada em antigas estações de trem que propõe reflexões sobre a volta do transporte ferroviário no Brasil.

Oficinas e atividades formativas
Além das exibições e atrações artísticas, a mostra oferece oficinas de audiovisual que serão realizadas na Biblioteca Pública de Varginha. As atividades serão ministradas pelo cineasta Bruno de Souza, que também integra a mostra com seu filme “O Sol da Liberdade”. “Com uma proposta inclusiva e educativa, o Curta Varginha busca incentivar a formação de público, a valorização da cultura local e o acesso gratuito à produção artística brasileira”, afirma Bruno Maia.

Serviço

Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura
Data: 11 e 12 de abril
Local: Estação Ferroviária de Varginha
Entrada: Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...