Pular para o conteúdo principal

CURTA VARGINHA ESTREIA COM MOSTRA GRATUITA DE CINEMA E CULTURA NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Evento acontece nos dias 11 e 12 de abril e traz exibição de filmes brasileiros, oficinas de audiovisual, apresentações musicais e roda de conversa com autores mineiros

A Estação Ferroviária de Varginha será palco da primeira edição do Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, com entrada gratuita e programação diversificada voltada para todos os públicos. O evento promete uma imersão cultural por meio do cinema nacional, literatura, música e oficinas de audiovisual, reunindo artistas e produtores de diferentes regiões de Minas Gerais.

Realizada pela Braia Produções, a mostra exibe produções brasileiras lançadas nos últimos dois anos, em sessões temáticas que abordam temas como memória, identidade, cultura popular, protagonismo negro e até mesmo ufologia – em uma conexão direta com a fama da cidade no cenário ufológico.

A programação completa do Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura pode ser acessada neste link. O evento é uma realização da Braia Produções, com recursos da Lei Paulo Gustavo de Varginha e apoio das empresas Óticas Maurício, Giggio Spaguetti, Via Connection, Just Coffee e W. Outdoor.

Temas diversos e cinema para todas as idades
A curadoria do evento é assinada pelo premiado cineasta Marco Antonio Pereira, reconhecido internacionalmente por seu trabalho no audiovisual. Ao todo, serão seis sessões divididas em três eixos principais: “Memória, Identidade e Cultura”, “Mulher Preta no Cinema” e “UFO”. Além disso, a programação conta com duas sessões infantojuvenis, com filmes voltados para toda a família.

O idealizador do projeto, Bruno Maia, da Braia Produções, explica a escolha de inserir uma categoria específica para filmes ligados ao universo extraterrestre. "Incluir uma categoria UFO em uma mostra de cinema feita em Varginha é mais do que natural. A cidade é conhecida internacionalmente no meio ufológico e atrai curiosos do mundo inteiro desde o famoso caso de 1994. Então, é uma forma de aproveitar esse símbolo tão marcante para fortalecer a identidade da mostra e afirmar o E.T. de Varginha como parte viva dessa realização", diz.

Música regional e literatura mineira também têm vez
A programação musical terá dois shows ao vivo. No dia 11, o músico Bruno Maia apresenta um pocket show do projeto Braia, com composições inéditas do próximo disco, inspiradas na música regional mineira. No dia 12, quem sobe ao palco é o violeiro alfenense Felipe Silveira, artista de talento reconhecido por sua sonoridade marcante e repertório autoral.

O público também poderá participar de uma roda de conversa com autores mineiros, marcada para o dia 12. Estão confirmados o jornalista e escritor Marcus Madeira, de Varginha, com o livro “Causos da Política de Varginha”; o também varginhense Lucas Silva, lançando “Cicatrizes”; e Carlos Antônio Pinto, de Lavras, autor de “Um Fantasma no Trem”, obra ambientada em antigas estações de trem que propõe reflexões sobre a volta do transporte ferroviário no Brasil.

Oficinas e atividades formativas
Além das exibições e atrações artísticas, a mostra oferece oficinas de audiovisual que serão realizadas na Biblioteca Pública de Varginha. As atividades serão ministradas pelo cineasta Bruno de Souza, que também integra a mostra com seu filme “O Sol da Liberdade”. “Com uma proposta inclusiva e educativa, o Curta Varginha busca incentivar a formação de público, a valorização da cultura local e o acesso gratuito à produção artística brasileira”, afirma Bruno Maia.

Serviço

Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura
Data: 11 e 12 de abril
Local: Estação Ferroviária de Varginha
Entrada: Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...