Evento acontece nos dias 11 e 12 de abril e traz exibição de filmes brasileiros, oficinas de audiovisual, apresentações musicais e roda de conversa com autores mineiros
Realizada pela Braia Produções, a mostra exibe produções brasileiras lançadas nos últimos dois anos, em sessões temáticas que abordam temas como memória, identidade, cultura popular, protagonismo negro e até mesmo ufologia – em uma conexão direta com a fama da cidade no cenário ufológico.
A programação completa do Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura pode ser acessada neste link. O evento é uma realização da Braia Produções, com recursos da Lei Paulo Gustavo de Varginha e apoio das empresas Óticas Maurício, Giggio Spaguetti, Via Connection, Just Coffee e W. Outdoor.
Temas diversos e cinema para todas as idades
A curadoria do evento é assinada pelo premiado cineasta Marco Antonio Pereira, reconhecido internacionalmente por seu trabalho no audiovisual. Ao todo, serão seis sessões divididas em três eixos principais: “Memória, Identidade e Cultura”, “Mulher Preta no Cinema” e “UFO”. Além disso, a programação conta com duas sessões infantojuvenis, com filmes voltados para toda a família.
O idealizador do projeto, Bruno Maia, da Braia Produções, explica a escolha de inserir uma categoria específica para filmes ligados ao universo extraterrestre. "Incluir uma categoria UFO em uma mostra de cinema feita em Varginha é mais do que natural. A cidade é conhecida internacionalmente no meio ufológico e atrai curiosos do mundo inteiro desde o famoso caso de 1994. Então, é uma forma de aproveitar esse símbolo tão marcante para fortalecer a identidade da mostra e afirmar o E.T. de Varginha como parte viva dessa realização", diz.
Música regional e literatura mineira também têm vez
A programação musical terá dois shows ao vivo. No dia 11, o músico Bruno Maia apresenta um pocket show do projeto Braia, com composições inéditas do próximo disco, inspiradas na música regional mineira. No dia 12, quem sobe ao palco é o violeiro alfenense Felipe Silveira, artista de talento reconhecido por sua sonoridade marcante e repertório autoral.
O público também poderá participar de uma roda de conversa com autores mineiros, marcada para o dia 12. Estão confirmados o jornalista e escritor Marcus Madeira, de Varginha, com o livro “Causos da Política de Varginha”; o também varginhense Lucas Silva, lançando “Cicatrizes”; e Carlos Antônio Pinto, de Lavras, autor de “Um Fantasma no Trem”, obra ambientada em antigas estações de trem que propõe reflexões sobre a volta do transporte ferroviário no Brasil.
Oficinas e atividades formativas
Além das exibições e atrações artísticas, a mostra oferece oficinas de audiovisual que serão realizadas na Biblioteca Pública de Varginha. As atividades serão ministradas pelo cineasta Bruno de Souza, que também integra a mostra com seu filme “O Sol da Liberdade”. “Com uma proposta inclusiva e educativa, o Curta Varginha busca incentivar a formação de público, a valorização da cultura local e o acesso gratuito à produção artística brasileira”, afirma Bruno Maia.
Serviço
Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura
Data: 11 e 12 de abril
Local: Estação Ferroviária de Varginha
Entrada: Gratuita
Mais informações: https://curtavarginha.braiaproducoes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário