Pular para o conteúdo principal

DOORGAL DE ANDRADA: O ÚLTIMO PIONEIRO DO AR

Brigadeiro Doorgal relata em 12 horas de entrevistas um pouco de sua saga pela aviação brasileira

Lançado pela Editora C/Arte, o livro "O Último Pioneiro do Ar - O Vôo do Brigadeiro Doorgal", em sua segunda edição, registra parte da história da aviação brasileira com depoimentos de um dos seu pioneiros: o Brigadeiro Doorgal Borges de Andrada. Organizado pela socióloga Lígia Maria Pereira e pela historiadora Maria Auxiliadora de Faria, ambas da UFMG, olivro revela eventos que possibilitaram a fundação do Correio Aéreo Nacional e do aeroporto da Pampulha.

"Ele foi uma pessoa representativa para a aviação brasileira e contribuiu para integrar o país, pois no Brasil dos anos 50 ainda não havia comunicação entre todas as suas regiões e o correio ajudava a socorrer populações distantes", situa a professora Maria Auxiliadora.

Para a realização do livro foram realizadas 12 horas de entrevistas, em 1999, dois anos do falecimento do militar que viveu até os 95 anos. "É uma éspecie de autobiografia, pois o texto é a transcrição da fala dele. Nós organizamos as falas por capítulos e acrescentamos notas para situar o leitor sobre algumas citações", ressalta Maria Auxiliadora.

Nessas entrevistas, encontramos trechos como o relato dos vôos da época eda prática de pilotagem. Segundo o brigadeiro, em depoimento contido no livro, "Os aviões que nós usavamos naqueles primeiros tempos (1933) do Correio Aéreo não tinham quaisquer recursos". Assim, do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, a orientação era feita pela estrada de ferro.

"Quando me perdia, procurava a estrada de ferro e vinha com uma bussolazinha muito pequena. Voei até na Amazônia com essa mesma bússola. Saía de Belém do Pará de madrugada, estava escuro ainda, para ir a uma ciddade chamada Imperatriz do Maranhão. Era longe, duas horas e tanto de vôo. Em baixo, a bruma e, em cima, azul. Ia mantendo-me no rumo até clarear um pouquinho, então via o rio Tocantins, que ra muito grande. Aí tocava para o rio, chegava perpendicular, dobrava e seguia seu curso. Porque ele passava dentro da cidade de Imperatriz", contou o brigadeiro.

Um dos respoinsáveis pela transformação do aeroporto da Pampulha em uma pista para fins comerciais, o brigadeiro Doorgal de Andrada relembra saudoso dos tempos em que morou na capital mineira. Diz ele, "Naquela época a cidade era uma beleza, o tempo era mais frio e as pessoas usavam muito agasalho. Aos domingos, o passeio era no parque municipal, que era muito maior e mais bonito. A vida em Belo Horizonte parecia um sonho, uma beleza".

Comentários

gutemheli disse…
ATUALMENTE ESTOU LENDO O LIVRO SOBRE A VIDA DO BRIG.DOORGAL E FICO MUITO CONTENTE EM SABER Q ESTE PIONEIRO E HERÓI DA AVIAÇÃO BRASILEIRA TAMBEM COMANDOU A MINHA UNIDADE(DEPÓSITO DE AERONÁUTICA DO RJ),POIS SOU SGTO DA DIVISÃO DE TRANSPORTE,SOU PROF.DE HISTÓRIA E UM APAIXONADO PELA AVIAÇÃO.PARABENS AS PROFRS LÍGIA MARIA E MARIA AUXILIADORA PELO EXCELENTE TRABALHO DE PESQUISA, POIS O LIVRO ALÉM DO RICO CONTEÚDO POSSUI UMA CAPA MUITO BEM TRABALHADA.UM GRANDE ABRAÇO.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...