Pular para o conteúdo principal

DOORGAL DE ANDRADA: O ÚLTIMO PIONEIRO DO AR

Brigadeiro Doorgal relata em 12 horas de entrevistas um pouco de sua saga pela aviação brasileira

Lançado pela Editora C/Arte, o livro "O Último Pioneiro do Ar - O Vôo do Brigadeiro Doorgal", em sua segunda edição, registra parte da história da aviação brasileira com depoimentos de um dos seu pioneiros: o Brigadeiro Doorgal Borges de Andrada. Organizado pela socióloga Lígia Maria Pereira e pela historiadora Maria Auxiliadora de Faria, ambas da UFMG, olivro revela eventos que possibilitaram a fundação do Correio Aéreo Nacional e do aeroporto da Pampulha.

"Ele foi uma pessoa representativa para a aviação brasileira e contribuiu para integrar o país, pois no Brasil dos anos 50 ainda não havia comunicação entre todas as suas regiões e o correio ajudava a socorrer populações distantes", situa a professora Maria Auxiliadora.

Para a realização do livro foram realizadas 12 horas de entrevistas, em 1999, dois anos do falecimento do militar que viveu até os 95 anos. "É uma éspecie de autobiografia, pois o texto é a transcrição da fala dele. Nós organizamos as falas por capítulos e acrescentamos notas para situar o leitor sobre algumas citações", ressalta Maria Auxiliadora.

Nessas entrevistas, encontramos trechos como o relato dos vôos da época eda prática de pilotagem. Segundo o brigadeiro, em depoimento contido no livro, "Os aviões que nós usavamos naqueles primeiros tempos (1933) do Correio Aéreo não tinham quaisquer recursos". Assim, do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, a orientação era feita pela estrada de ferro.

"Quando me perdia, procurava a estrada de ferro e vinha com uma bussolazinha muito pequena. Voei até na Amazônia com essa mesma bússola. Saía de Belém do Pará de madrugada, estava escuro ainda, para ir a uma ciddade chamada Imperatriz do Maranhão. Era longe, duas horas e tanto de vôo. Em baixo, a bruma e, em cima, azul. Ia mantendo-me no rumo até clarear um pouquinho, então via o rio Tocantins, que ra muito grande. Aí tocava para o rio, chegava perpendicular, dobrava e seguia seu curso. Porque ele passava dentro da cidade de Imperatriz", contou o brigadeiro.

Um dos respoinsáveis pela transformação do aeroporto da Pampulha em uma pista para fins comerciais, o brigadeiro Doorgal de Andrada relembra saudoso dos tempos em que morou na capital mineira. Diz ele, "Naquela época a cidade era uma beleza, o tempo era mais frio e as pessoas usavam muito agasalho. Aos domingos, o passeio era no parque municipal, que era muito maior e mais bonito. A vida em Belo Horizonte parecia um sonho, uma beleza".

Comentários

gutemheli disse…
ATUALMENTE ESTOU LENDO O LIVRO SOBRE A VIDA DO BRIG.DOORGAL E FICO MUITO CONTENTE EM SABER Q ESTE PIONEIRO E HERÓI DA AVIAÇÃO BRASILEIRA TAMBEM COMANDOU A MINHA UNIDADE(DEPÓSITO DE AERONÁUTICA DO RJ),POIS SOU SGTO DA DIVISÃO DE TRANSPORTE,SOU PROF.DE HISTÓRIA E UM APAIXONADO PELA AVIAÇÃO.PARABENS AS PROFRS LÍGIA MARIA E MARIA AUXILIADORA PELO EXCELENTE TRABALHO DE PESQUISA, POIS O LIVRO ALÉM DO RICO CONTEÚDO POSSUI UMA CAPA MUITO BEM TRABALHADA.UM GRANDE ABRAÇO.

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...