Pular para o conteúdo principal

DOORGAL DE ANDRADA: O ÚLTIMO PIONEIRO DO AR

Brigadeiro Doorgal relata em 12 horas de entrevistas um pouco de sua saga pela aviação brasileira

Lançado pela Editora C/Arte, o livro "O Último Pioneiro do Ar - O Vôo do Brigadeiro Doorgal", em sua segunda edição, registra parte da história da aviação brasileira com depoimentos de um dos seu pioneiros: o Brigadeiro Doorgal Borges de Andrada. Organizado pela socióloga Lígia Maria Pereira e pela historiadora Maria Auxiliadora de Faria, ambas da UFMG, olivro revela eventos que possibilitaram a fundação do Correio Aéreo Nacional e do aeroporto da Pampulha.

"Ele foi uma pessoa representativa para a aviação brasileira e contribuiu para integrar o país, pois no Brasil dos anos 50 ainda não havia comunicação entre todas as suas regiões e o correio ajudava a socorrer populações distantes", situa a professora Maria Auxiliadora.

Para a realização do livro foram realizadas 12 horas de entrevistas, em 1999, dois anos do falecimento do militar que viveu até os 95 anos. "É uma éspecie de autobiografia, pois o texto é a transcrição da fala dele. Nós organizamos as falas por capítulos e acrescentamos notas para situar o leitor sobre algumas citações", ressalta Maria Auxiliadora.

Nessas entrevistas, encontramos trechos como o relato dos vôos da época eda prática de pilotagem. Segundo o brigadeiro, em depoimento contido no livro, "Os aviões que nós usavamos naqueles primeiros tempos (1933) do Correio Aéreo não tinham quaisquer recursos". Assim, do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, a orientação era feita pela estrada de ferro.

"Quando me perdia, procurava a estrada de ferro e vinha com uma bussolazinha muito pequena. Voei até na Amazônia com essa mesma bússola. Saía de Belém do Pará de madrugada, estava escuro ainda, para ir a uma ciddade chamada Imperatriz do Maranhão. Era longe, duas horas e tanto de vôo. Em baixo, a bruma e, em cima, azul. Ia mantendo-me no rumo até clarear um pouquinho, então via o rio Tocantins, que ra muito grande. Aí tocava para o rio, chegava perpendicular, dobrava e seguia seu curso. Porque ele passava dentro da cidade de Imperatriz", contou o brigadeiro.

Um dos respoinsáveis pela transformação do aeroporto da Pampulha em uma pista para fins comerciais, o brigadeiro Doorgal de Andrada relembra saudoso dos tempos em que morou na capital mineira. Diz ele, "Naquela época a cidade era uma beleza, o tempo era mais frio e as pessoas usavam muito agasalho. Aos domingos, o passeio era no parque municipal, que era muito maior e mais bonito. A vida em Belo Horizonte parecia um sonho, uma beleza".

Comentários

gutemheli disse…
ATUALMENTE ESTOU LENDO O LIVRO SOBRE A VIDA DO BRIG.DOORGAL E FICO MUITO CONTENTE EM SABER Q ESTE PIONEIRO E HERÓI DA AVIAÇÃO BRASILEIRA TAMBEM COMANDOU A MINHA UNIDADE(DEPÓSITO DE AERONÁUTICA DO RJ),POIS SOU SGTO DA DIVISÃO DE TRANSPORTE,SOU PROF.DE HISTÓRIA E UM APAIXONADO PELA AVIAÇÃO.PARABENS AS PROFRS LÍGIA MARIA E MARIA AUXILIADORA PELO EXCELENTE TRABALHO DE PESQUISA, POIS O LIVRO ALÉM DO RICO CONTEÚDO POSSUI UMA CAPA MUITO BEM TRABALHADA.UM GRANDE ABRAÇO.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...