Pular para o conteúdo principal

PESQUISA SOBRE POLÍTICA NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR É DESTAQUE NO CAMPUS DO CEFET EM NEPOMUCENO


O que você pensa e sabe sobre política? Essa foi uma das indagações que instigou alunos do campus Nepomuceno Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), no Sul de Minas, para o desenvolvimento do projeto “O exercício da política no espaço público escolar”. 

O trabalho de Marcos Fernandes e Thiago Henrique Carvalho, do curso técnico integrado em Mecatrônica, com orientação do professor Lucas Guedes Vilas Boas, permitiu a conquista do primeiro lugar geral na 28ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) do campus.

O objetivo do projeto foi avaliar como a política é praticada no campus Nepomuceno e qual a avaliação dos estudantes sobre a temática. 

Os integrantes buscaram, ainda, compreender como a não utilização dos espaços públicos, especialmente os ambientes escolares, para a discussão de temas políticos influencia o desinteresse e o desconhecimento da população sobre o assunto. “Discutir política é de extrema importância, uma vez que nossos discursos e ações nos espaços públicos são notadamente políticos. 

Além disso, o exercício da política precisa ser uma prática corriqueira nos espaços públicos, como as instituições de ensino, visto é determinante em diversos aspectos fundamentais do país, como economia, saúde, educação, entre outros”, destaca o professor Lucas.

O projeto teve a seguinte dinâmica: leitura e análise de referências bibliográficas sobre política e, posteriormente, discutidas por meio de reuniões realizadas quinzenalmente. 

Na sequência, foi elaborado um questionário e entregue aos alunos do campus. Com base na análise das respostas dos questionários, foram selecionados 11 estudantes para as entrevistas semiestruturadas e, por fim, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas.

O professor Lucas ressalta que o primeiro lugar na META traz reconhecimento à pesquisa e à dedicação dos alunos que participaram do projeto. 

“Esperamos que a premiação do trabalho e sua efetivação consigam instigar mais ações e debates relativos à política no campus Nepomuceno, pois a análise dos questionários e das entrevistas semiestruturadas mostrou que a maioria dos estudantes não se interessam por política e desconhecem o significado de muitos termos comumente utilizados no cotidiano e no senso comum”, conclui Lucas. 

O professor defende a importância da popularização de trabalhos científicos relativos à política já que mostra que discussões e pesquisas sobre a temática podem se basear em conhecimentos científicos respaldados por metodologias. 

“A difusão de projetos e pesquisas sobre política pode contribuir para o aumento de interesse dos cidadãos, sobretudo os estudantes, pelo assunto e, consequentemente, para a ampliação dos estudos e dos conhecimentos vinculados à política”, ressalta o professor.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...