O que você pensa e sabe sobre política? Essa foi uma das indagações que instigou alunos do campus Nepomuceno Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), no Sul de Minas, para o desenvolvimento do projeto “O exercício da política no espaço público escolar”.
O trabalho de Marcos Fernandes e Thiago Henrique Carvalho, do curso técnico integrado em Mecatrônica, com orientação do professor Lucas Guedes Vilas Boas, permitiu a conquista do primeiro lugar geral na 28ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) do campus.
O objetivo do projeto foi avaliar como a política é praticada no campus Nepomuceno e qual a avaliação dos estudantes sobre a temática.
Os integrantes buscaram, ainda, compreender como a não utilização dos espaços públicos, especialmente os ambientes escolares, para a discussão de temas políticos influencia o desinteresse e o desconhecimento da população sobre o assunto. “Discutir política é de extrema importância, uma vez que nossos discursos e ações nos espaços públicos são notadamente políticos.
Além disso, o exercício da política precisa ser uma prática corriqueira nos espaços públicos, como as instituições de ensino, visto é determinante em diversos aspectos fundamentais do país, como economia, saúde, educação, entre outros”, destaca o professor Lucas.
O projeto teve a seguinte dinâmica: leitura e análise de referências bibliográficas sobre política e, posteriormente, discutidas por meio de reuniões realizadas quinzenalmente.
Na sequência, foi elaborado um questionário e entregue aos alunos do campus. Com base na análise das respostas dos questionários, foram selecionados 11 estudantes para as entrevistas semiestruturadas e, por fim, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas.
O professor Lucas ressalta que o primeiro lugar na META traz reconhecimento à pesquisa e à dedicação dos alunos que participaram do projeto.
“Esperamos que a premiação do trabalho e sua efetivação consigam instigar mais ações e debates relativos à política no campus Nepomuceno, pois a análise dos questionários e das entrevistas semiestruturadas mostrou que a maioria dos estudantes não se interessam por política e desconhecem o significado de muitos termos comumente utilizados no cotidiano e no senso comum”, conclui Lucas.
O professor defende a importância da popularização de trabalhos científicos relativos à política já que mostra que discussões e pesquisas sobre a temática podem se basear em conhecimentos científicos respaldados por metodologias.
“A difusão de projetos e pesquisas sobre política pode contribuir para o aumento de interesse dos cidadãos, sobretudo os estudantes, pelo assunto e, consequentemente, para a ampliação dos estudos e dos conhecimentos vinculados à política”, ressalta o professor.
com assessoria
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