Pular para o conteúdo principal

MELHORAMENTO GENÉTICO DA BATATA-DOCE É PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA DA UFLA


É difícil encontrar alguém que não conheça a batata-doce. Essa raiz tuberosa rica em nutrientes caiu na graça dos nutricionistas e vem ganhando espaço quando se trata de dietas e reeducação alimentar. Mas as aptidões dessa hortaliça não param por aí. 

Uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Agricultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob a orientação do professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, mostra como ter o aproveitamento total da planta de batata-doce, ou seja, das raízes e da parte aérea (ramas).

O Brasil é o sexto maior produtor mundial de batata-doce, com produtividade média de 14 toneladas por hectare, considerada baixa para a vasta amplitude das áreas cultiváveis do país, podendo chegar à produtividade média de 40 toneladas por hectare. 

“Com o melhoramento genético da batata-doce, podemos avaliar as diferentes aptidões agronômicas, selecionando genótipos para consumo humano, alimentação animal, indústria e produção de etanol”, explica o professor Valter.

A pesquisa desenvolvida pelo pós-graduando Jeferson Carlos de Oliveira Silva avaliou mais de 1.600 genótipos de batata-doce, oriundos de sementes botânicas, para as diferentes aptidões. 

“Possuímos, no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (CDTT) do DAG, um banco de germoplasma que contém materiais coletados em diversas regiões do país. Então, a partir desse banco, houve o cruzamento entre as plantas, produzindo as sementes que originaram os genótipos que estão sendo avaliados”, complementa Valter.

No Brasil, a batata-doce é uma cultura tradicional, bastante difundida e cultivada, principalmente por pequenos produtores. É uma hortaliça de fácil plantio, com boa adaptação de clima e solo, tolerando bem os períodos da seca, mantendo um baixo custo de produção. 

De acordo com o professor Valter, “o Brasil não tem cultura de utilização da parte aérea (ramas) da batata-doce para a alimentação animal; então, por falta de conhecimento, os produtores aproveitam as raízes e descartam as ramas, que podem ser consumidas pelos animais de forma in natura ou na forma de silagem ou feno”.

Por ser popularmente conhecida como cultura de agricultura familiar, a batata-doce tem recebido pouca atenção na área da pesquisa agrícola. Atualmente, grande parte das cultivares utilizadas são voltadas para o consumo humano. Contudo, existe um alto potencial da cultura para alimentação animal e produção de etanol.

Cultivares de batata-doce obtidas por meio do melhoramento genético têm revelado maior índice de produtividade na produção de etanol do que as obtidas com a cana de açúcar. Segundo estudos, a produção real do álcool, a partir da batata-doce, fica entre 130 a 140 litros/tonelada, chegando a 150 litros ou mais em condições especiais, enquanto a média obtida com a cana-de-açúcar é cerca de 70 litros/tonelada. 

Outra vantagem é o tempo do ciclo de produção da batata-doce, que é mais curto que o da cana, resultando na produção de álcool etílico para combustível e álcool fino para a indústria farmacêutica. 

“Raízes que possuem alto teor de amido conferem uma maior produção de etanol, com qualidade igual ou até mesmo superior a da cana-de-açúcar”, conclui o professor.

Batata-doce e seus inúmeros benefícios
Existem diferentes tipos de raízes, com coloração de casca e polpa diferentes. Encontramos batata-doce com polpa roxa, branca, creme e alaranjada. Todas são fontes de vitaminas A, B, C, K e E, além de conter ômega 3, fósforo, potássio dentre outros nutrientes. 

As raízes com polpas de coloração alaranjada são ricas em betacaroteno, precursor de vitamina A, que possui função antioxidante, protege a visão e é um grande aliado dos cabelos, unhas e ossos. 

Na África, existe um programa que disponibiliza batatas de polpa alaranjada para as crianças em fase de crescimento. Por também ser grande fonte antioxidante, a batata-doce roxa é a hortaliça mais recomendada como alimento funcional, sendo usualmente indicada nas dietas.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...