sexta-feira, 27 de março de 2020

UFLA FAZ DOAÇÕES AO BANCO DE ALIMENTOS DE LAVRAS

Ação visa contribuir com segurança alimentar e nutricional no município

Com a suspensão das aulas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e interrupção do funcionamento do Restaurante Universitário - RU (medidas de prevenção ao Covid-19), departamentos da Instituição se organizaram para atender ao pedido de auxílio do Banco Municipal de Alimentos, responsável por assistir famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e entidades assistenciais em Lavras. Hortaliças, café, ovos e cereais estão entre os produtos que serão repassados ao Banco.

Nesta quinta-feira, 26, já saíram do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia/Departamento de Agricultura (CDTT) cerca de 800 cabeças de alface e 700 maços de outras hortaliças folhosas, como rúcula, couve de folhas, cebolinha e salsinha, para abastecer o Banco Alimentos. Por essa parceria entre CDTT/UFLA e o Banco, as doações serão semanais, com retiradas a serem feitas sempre às terças e quintas-feiras. Esses produtos vinham sendo destinados ao RU desde o segundo semestre de 2019.

A iniciativa evita desperdícios no período de suspensão de aulas e contribui para que a população do município conte com esse suporte de segurança alimentar e nutricional no enfrentamento à pandemia.

Além das hortaliças, serão programadas também doações de ovos pelo Departamento de Zootecnia (DZO) e de outros produtos pelo DAG: milho e soja, arroz com casca para beneficiar e bananas do pomar da UFLA.

O Banco de Alimentos auxilia 16 entidades na cidade, bem como famílias em situação de vulnerabilidade social (acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social - Cras), escolas do município, Centros de Educação Infantil e outros projetos ligados à educação, como o projeto Semeart.

De acordo com a auxiliar administrativa do Banco de Alimentos Núbia Silva, que esteve no CDTT para buscar as doações, elas serão de grande ajuda: “precisamos de um quantitativo de gêneros suficiente para dar apoio a todos, e isso auxilia, inclusive, na redução de circulação de pessoas em busca de alimentos”, avalia. 

A UFLA recebeu, nesta semana, documento formal da Secretaria Municipal de Defesa Social de Lavras, solicitando doações de gêneros alimentícios disponíveis. A partir dessa demanda, a Direção Excecutiva analisou, com departamentos da Instituição, as formas possíveis de colaborar. 

Parte das doações feitas nesta quinta-feira, 26, já foi distribuída pelo Banco de Alimentos: 80 cestas verdes foram entregues. Grande percentual desses alimentos é destinada às crianças que não estão recebendo a merenda devido à suspensão das aulas. Os hortifrutis são complementos na qualidade nutricional ofertada a esses públicos.

Banco Municipal de Alimentos
Interessados em ajudar o Banco de Alimentos podem contribuir com doações diversas. O Banco funciona na Rua João Gonçalves Godinho, nº 195, Jardim Europa, Lavras. O telefone de contato é (35) 3826-6195.

CDTT
A 18 quilômetros da Universidade Federal de Lavras está o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia, localizado na rodovia Ijaci-Macaia. No local, são feitos plantios de diversas culturas - em apoio ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Os alimentos produzidos a partir desse trabalho são, desde o segundo semestre de 2019, destinados semanalmente ao Restaurante Universitário da UFLA, atendendo à quase totalidade de sua demanda de hortaliças folhosas.


No CDTT, atualmente, são desenvolvidos mais de 25 projetos e pesquisa e extensão nas áreas de olericultura, melhoramento vegetal, agricultura orgânica, grandes culturas (soja, cana-de-açúcar e milho), sementes, mandioca, biológicas, contando com a participação efetiva de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado da UFLA. O local funciona como apoio ao desenvolvimento de aulas práticas e campos de estágios para o curso de Agronomia e demais cursos da UFLA.

São entregues, semanalmente, cerca de 800 cabeças de alface ao RU, 160 maços de rúcula, 100 maços de couve de folhas, 240 maços de cebolinha e 200 maços de salsinha, além de outros produtos como pepino e couve-flor. Excedentes de produtos cultivados para experimentos desenvolvidos no CDTT também passarão a ser entregues no RU, como tomate, batata-doce, abobrinha, brócolis, entre outros.

Os produtos são cultivados sem o uso de defensivos e com acompanhamento constante, sob coordenação do professor do Departamento de Agricultura e coordenador do curso de Agronomia Valter Carvalho de Andrade Júnior. 

“Estima-se que essa ação do CDTT, do Departamento de Agricultura (DAG), feita em conjunto com a Direção Executiva da UFLA, representará uma economia para o RU de mais de 250 mil reais anuais, já que dispensa a compra de hortaliças e garante o consumo de produtos seguros, sem resíduos de produtos químicos”, diz o professor.

Nenhum comentário: