Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE EXTRACURRICULAR USA TECNOLOGIA PARA EXPLICAR FENÔMENOS DA FÍSICA

Projeto de ensino do CEFET-MG em Varginha desperta interesse dos estudantes para fenômenos da Ótica Geométrica por meio de simulações e plataformas digitais

Com uma lanterna, duas crianças brincam de formar figuras de animais com as sombras das mãos. Um jato de mangueira movido para cima e para baixo forma um arco-íris. Essas experiências simples e caseiras são explicadas pela Ótica Geométrica, área de ensino da física que, desde 2017, não compõe mais o projeto pedagógico de cursos técnicos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

A professora de física do campus Varginha Raphaella Cabral aproveitou o edital de ensino do CEFET-MG durante a pandemia para trabalhar com alunos do ensino técnico o módulo “Aprendendo Ótica Geométrica por meio de simulações e plataformas digitais”. Com isso, o funcionamento de telescópios, microscópios, câmeras fotográficas, defeitos de visão estão sendo apresentados de uma forma ainda mais atraente: representados em plataformas e simulações computacionais.

“Essas simulações podem ser muito úteis, principalmente neste caso, pois a ótica é um fenômeno físico muito visual e desperta muito a curiosidade dos estudantes”, explica a professora, que está entusiasmada com o retorno positivo dos alunos sobre o tema e com a possibilidade de usar a tecnologia para explicar, de maneira didática, fenômenos da física.

Com a conclusão do módulo, que está sendo lecionado totalmente on-line, Raphaella espera contribuir com uma formação ainda mais abrangente dos alunos e, ao mesmo tempo, despertar a curiosidade para o tema: “Esperamos estreitar o contato dos estudantes com o estudo, além de ajudá-los a manter uma rotina de estudos e aprender um novo conteúdo que não seria possível durante o ano letivo (pela falta de tempo)”, finaliza.



Pensar visualmente
Abaixo, a professora Raphaella mostra, em imagens, como tem utilizado a tecnologia para representar e explicar a formação do arco-íris e o funcionamento dos olhos durante o curso “Aprendendo Ótica Geométrica por meio de simulações e plataformas digitais”.

com assessoria do CEFET-MG


APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE
Clique aqui e dê sua contribuição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...