quarta-feira, 22 de julho de 2020

ATIVIDADE EXTRACURRICULAR USA TECNOLOGIA PARA EXPLICAR FENÔMENOS DA FÍSICA

Projeto de ensino do CEFET-MG em Varginha desperta interesse dos estudantes para fenômenos da Ótica Geométrica por meio de simulações e plataformas digitais

Com uma lanterna, duas crianças brincam de formar figuras de animais com as sombras das mãos. Um jato de mangueira movido para cima e para baixo forma um arco-íris. Essas experiências simples e caseiras são explicadas pela Ótica Geométrica, área de ensino da física que, desde 2017, não compõe mais o projeto pedagógico de cursos técnicos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

A professora de física do campus Varginha Raphaella Cabral aproveitou o edital de ensino do CEFET-MG durante a pandemia para trabalhar com alunos do ensino técnico o módulo “Aprendendo Ótica Geométrica por meio de simulações e plataformas digitais”. Com isso, o funcionamento de telescópios, microscópios, câmeras fotográficas, defeitos de visão estão sendo apresentados de uma forma ainda mais atraente: representados em plataformas e simulações computacionais.

“Essas simulações podem ser muito úteis, principalmente neste caso, pois a ótica é um fenômeno físico muito visual e desperta muito a curiosidade dos estudantes”, explica a professora, que está entusiasmada com o retorno positivo dos alunos sobre o tema e com a possibilidade de usar a tecnologia para explicar, de maneira didática, fenômenos da física.

Com a conclusão do módulo, que está sendo lecionado totalmente on-line, Raphaella espera contribuir com uma formação ainda mais abrangente dos alunos e, ao mesmo tempo, despertar a curiosidade para o tema: “Esperamos estreitar o contato dos estudantes com o estudo, além de ajudá-los a manter uma rotina de estudos e aprender um novo conteúdo que não seria possível durante o ano letivo (pela falta de tempo)”, finaliza.



Pensar visualmente
Abaixo, a professora Raphaella mostra, em imagens, como tem utilizado a tecnologia para representar e explicar a formação do arco-íris e o funcionamento dos olhos durante o curso “Aprendendo Ótica Geométrica por meio de simulações e plataformas digitais”.

com assessoria do CEFET-MG


APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE
Clique aqui e dê sua contribuição

Nenhum comentário: