Pular para o conteúdo principal

CAFÉ E ELETRÔNICA IMPULSIONAM A ECONOMIA NO SUL DE MINAS

Novos cenários econômicos de Minas Gerais são tema de uma série de reportagens produzida pela Rádio Crea-Minas
Vale da Eletrônica

O agronegócio impulsiona a economia do sul de Minas Gerais. A produção de café é a atividade agrícola mais importante da região e responde por cerca de 25% de toda a produção do país. Os dados, de 2020, são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A expectativa, para este ano, é que Minas Gerais colha 32 milhões de sacas do produto. Quase 60% deste volume, 17 milhões de sacas, virão do sul. 

A região também tem contribuições importantes à produção e venda de cafés especiais, com venda direta aos consumidores. A relação é promissora e, segundo o mercado financeiro, o consumo no Brasil deste tipo de café poderá crescer 22% este ano.

A expansão deste mercado está relacionada à pesquisa, inovação e ao uso de novas técnicas agrícolas. Em Santa Rita do Sapucaí, a startup Agrorigem é referência neste modelo de negócio. A startup oferece em uma plataforma digital cafés especiais de várias cidades produtoras do Brasil. Os lotes possuem origem garantida e rastreabilidade. A ideia do time mineiro é reconhecer quem trabalha nas lavouras de café, uma retribuição a homens e mulheres do campo que contribuem para esta identidade mineira. 

Segundo o engenheiro de telecomunicações Guilherme Augusto Cassemiro, um dos sócios da Agrorigem, nesta safra eles devem triplicar a venda e a rentabilidade dos produtores. A proposta é oferecer maior sustentabilidade econômica para os produtores e maior agilidade e facilidade para os compradores, além de fazer com que os produtores recebam mais pelo café produzido. 

“Tem situações de eles receberem duas vezes mais pelo café do que receberia se vendesse no mercado tradicional. Na safra de 2019/20 a gente comercializou 2700 sacas de 60 kgs de café. E movimentamos aproximadamente R$ 2 milhões. A meta agora para esta safra 20/21 é comercializar 7500 sacas e movimentar em torno de R$ 5.8 milhões”, explicou Guilherme.

A Agrorigem foi acelerada no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Sediada em Santa Rita do Sapucaí, o instituto mantém programas de empreendedorismo e inovação e, em parceria com grandes empresas, capacita jovens talentos e oferece suporte para estruturação e desenvolvimento de projetos em diferentes áreas do conhecimento. A Eletrônica é uma das especialidades. A cidade abriga 150 indústrias de base tecnológica e concentra 29% da mão de obra deste segmento em Minas. 

O professor do Inatel e coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), engenheiro eletricista Bruno de Oliveira Monteiro, diz que o conhecimento gerado na academia irradia para o mercado e que o Inatel, junto a outras instituições de ensino de Santa Rita do Sapucaí, promoveram um movimento de empreendedorismo muito grande que levou o surgimento de vários na região. 

“Hoje, Santa Rita é conhecida como o Vale do Eletrônico. Temos uma população de 40 mil habitantes e com uma média de 150 empresas, a grande maioria na área tecnológica. A cidade exporta muitos profissionais de Engenharia e Tecnologia e também absorve muitos dessa área. Ao produzir conhecimento e inovação contribui com o desenvolvimento do estado e do país”, disse Bruno.

O Programa Crowd Vale da Eletrônica, que dá apoio a projetos inovadores de startups e spin-offs, é uma exemplo desta capacidade evolução. As equipes participantes podem utilizar a infraestrutura do Inatel para o desenvolvimento de seus negócios, e participam de atividades semanais com foco em capacitação e relacionamento. Todo o processo de pré-aceleração é acompanhado por empresas da área como Ericsson e Telefônica, que buscam parceiros de negócios no grupo. 

Além de Santa Rita do Sapucaí, outras cidades polo da região com forte vocação industrial apresentaram bons índices de desenvolvimento econômico nos últimos anos, como Extrema, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha e Itajubá.

Região Sul Crea-MG
O Crea-MG dividiu o estado em sete regiões para otimizar suas ações, principalmente as de fiscalização. Cada uma das regiões conta com um supervisor que apoia as inspetorias e coordena o planejamento de blitze e outras ações de fiscalização. Com essa descentralização, as atividades ganharam agilidade. 

A Região Sul possui uma área de 42.166,38 km² com 134 municípios. As unidades de atendimento que compõem a Sul são Alfenas, Andradas, Itajubá, Lavras, Machado, Muzambinho, Guaxupé, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Três Corações, Três Pontas e Varginha. Nesta região, há mais de 3 mil empresas e atuam mais de 10 mil profissionais registrados no Crea-MG. Do total de profissionais registrados no Conselho, 10% estão na Sul e mais de 20% dos engenheiros eletricistas.

Série
Os novos cenários econômicos de Minas Gerais são tema de uma série de reportagens produzida pela Rádio Crea-Minas. No Norte do estado, energias renováveis geram emprego e renda. No Sul, o café ganha novo fôlego com as startups. A série trouxe também como a mineração e o agronegócio, setores tradicionais, atuam para retomar perdas provocadas pela pandemia.

Para os especiais, o repórter Renato Franco ouviu poder público, setor produtivo, associações e sindicatos. Confira a série completa no site http://www.radiocreaminas.com.br/creaminas/jw.php.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

CESULLAB COMPLETA PRIMEIRO ANO DE VIDA TRANSPIRANDO INOVAÇÃO

O primeiro ano foi movimentado para o CesulLab, hub de inovação que nasceu em março de 2020 com o objetivo de trazer o conceito de inovação aberta para a região do Sul de Minas. Gerando conexões entre os mais diversos setores do mercado e trabalhando a transformação cultural nas empresas, o CesulLab tem apoiado a solução de problemas e provocado a evolução de organizações da nossa região. Neste primeiro ano, o CesulLab recebeu diversas visitas de autoridades, sendo a principal delas do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que compareceu ao Lab para a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica de Varginha. Momento em que reforçou a importância do hub para a cidade e região. Com o intuito de desenvolver todo o ecossistema de inovação, o CesulLab realizou dezenas de eventos online, eventos presenciais, apresentações de startups, ofertou cursos, segue desenvolvendo programas de fomento e atua com 12 verticais de negócios e 16 empresas neste período. O CesulLab em 12 meses im...