Pular para o conteúdo principal

ESTUDO DO GEMEC DA UNIFEI UTILIZA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DE COVID-19

Diagnóstico é feito por meio de análise de imagens de exames de Raio X    
As figuras acima são exemplos de diagnóstico de imagens para os casos (a) “normal”, (b) “pneumonia” e (c) “COVID-19”

O Grupo de Mecânica Computacional e Otimização (GEMEC) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), coordenado pelo professor Guilherme Ferreira Gomes, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), está desenvolvendo estudo com o objetivo desenvolver inteligência artificial (IA) capaz de extrair o maior número de informação de uma imagem de exame pulmonar através de raio X, para auxiliar no diagnóstico de pacientes infectados pelo novo vírus SARS-COV-2, causador da COVID-19.

Nas pesquisas desenvolvidas pelo GEMEC, uma nova metodologia de identificação de vírus foi proposta, usando-se a transformada wavelet discreta para extrair o máximo de informações de uma imagem e, então, alimentando-se o algoritmo de inteligência artificial, de modo a reconhecer padrões nos diagnósticos de imagens dos exames realizados por raio X. Segundo o professor Guilherme, o uso desta técnica permite uma maior capacidade de distinção no processo de aprendizagem pela inteligência artificial.

Os estudos do GEMEC foram certificados e registrados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o nº BR512020001796-7, com o título “Rápida Identificação e classificação de SARS-COV-2 baseado em exames de raio-x torácicos usando inteligência artificial”.

O GEMEC realizou o estudo, utilizando mais de 3.000 imagens com os diagnósticos “normal”, “pneumonia” e “COVID-19”, obtidas em um banco de imagens aberto internacional. Com estes e outros dados, o grupo foi capaz de alimentar uma rede neural artificial e desenvolver uma proposta de modelo com acerto de 98%, detectar um vírus e afirmar se este se referia a uma pneumonia coibida ou arbitrária.

IA no combate à COVID-19
Métodos de aprendizado de máquina (machine learning) para o diagnóstico automatizado na área médica recentemente ganharam popularidade ao se tornarem uma ferramenta auxiliar para médicos, e técnicas de IA têm auxiliado pesquisadores e profissionais da saúde na tomada de decisões em diagnósticos complexos. Uma das ferramentas de IA conhecidas para a criação de metodologias eficientes são as redes neurais artificiais.

O professor Guilherme explica que imagens de raios-X torácicos mostram uma certa quantidade de informação sobre a COVID-19, no entanto uma análise de imagem realizada por um olho humano pode apresentar erros de interpretação, além do fato de o olho não ser capaz de extrair informações ocultas dos dados de uma imagem. Nesse sentido, técnicas avançadas de inteligência artificial, como as redes neurais convolucionais (Convolutional Neural Networks – CNN), são empregadas com o objetivo de reduzir o fator humano.

O estudo feito pelo GEMEC, baseado na utilização de imagens e dados para o desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de auxiliar com precisão o diagnóstico de COVID-19, é um exemplo de como as metodologias inovadoras de IA podem ser efetivas no combate ao coronavírus, além de mostrar o impacto da Universidade no desenvolvimento tecnológico e científico em momentos críticos. 

com assessoria da UNIFEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.