Pular para o conteúdo principal

ESTUDO DO GEMEC DA UNIFEI UTILIZA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DE COVID-19

Diagnóstico é feito por meio de análise de imagens de exames de Raio X    
As figuras acima são exemplos de diagnóstico de imagens para os casos (a) “normal”, (b) “pneumonia” e (c) “COVID-19”

O Grupo de Mecânica Computacional e Otimização (GEMEC) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), coordenado pelo professor Guilherme Ferreira Gomes, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), está desenvolvendo estudo com o objetivo desenvolver inteligência artificial (IA) capaz de extrair o maior número de informação de uma imagem de exame pulmonar através de raio X, para auxiliar no diagnóstico de pacientes infectados pelo novo vírus SARS-COV-2, causador da COVID-19.

Nas pesquisas desenvolvidas pelo GEMEC, uma nova metodologia de identificação de vírus foi proposta, usando-se a transformada wavelet discreta para extrair o máximo de informações de uma imagem e, então, alimentando-se o algoritmo de inteligência artificial, de modo a reconhecer padrões nos diagnósticos de imagens dos exames realizados por raio X. Segundo o professor Guilherme, o uso desta técnica permite uma maior capacidade de distinção no processo de aprendizagem pela inteligência artificial.

Os estudos do GEMEC foram certificados e registrados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o nº BR512020001796-7, com o título “Rápida Identificação e classificação de SARS-COV-2 baseado em exames de raio-x torácicos usando inteligência artificial”.

O GEMEC realizou o estudo, utilizando mais de 3.000 imagens com os diagnósticos “normal”, “pneumonia” e “COVID-19”, obtidas em um banco de imagens aberto internacional. Com estes e outros dados, o grupo foi capaz de alimentar uma rede neural artificial e desenvolver uma proposta de modelo com acerto de 98%, detectar um vírus e afirmar se este se referia a uma pneumonia coibida ou arbitrária.

IA no combate à COVID-19
Métodos de aprendizado de máquina (machine learning) para o diagnóstico automatizado na área médica recentemente ganharam popularidade ao se tornarem uma ferramenta auxiliar para médicos, e técnicas de IA têm auxiliado pesquisadores e profissionais da saúde na tomada de decisões em diagnósticos complexos. Uma das ferramentas de IA conhecidas para a criação de metodologias eficientes são as redes neurais artificiais.

O professor Guilherme explica que imagens de raios-X torácicos mostram uma certa quantidade de informação sobre a COVID-19, no entanto uma análise de imagem realizada por um olho humano pode apresentar erros de interpretação, além do fato de o olho não ser capaz de extrair informações ocultas dos dados de uma imagem. Nesse sentido, técnicas avançadas de inteligência artificial, como as redes neurais convolucionais (Convolutional Neural Networks – CNN), são empregadas com o objetivo de reduzir o fator humano.

O estudo feito pelo GEMEC, baseado na utilização de imagens e dados para o desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de auxiliar com precisão o diagnóstico de COVID-19, é um exemplo de como as metodologias inovadoras de IA podem ser efetivas no combate ao coronavírus, além de mostrar o impacto da Universidade no desenvolvimento tecnológico e científico em momentos críticos. 

com assessoria da UNIFEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...