Pular para o conteúdo principal

CAFEICULTURA: CAMPO DAS VERTENTES É RECONHECIDA COM INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA

Região passa a ser mais valorizada por suas características únicas. A IP é resultado do trabalho desenvolvido pelos produtores rurais com o apoio do Sebrae Minas

Na semana passada, o Campo das Vertentes foi reconhecido como região produtora de café e recebeu a chancela de Indicação de Procedência (IP) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O território agora é o terceiro de Minas Gerais a receber o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG), tendo o café como produto. A conquista é fruto de intenso trabalho desenvolvido por entidades da região, com o apoio do Sebrae.

A concessão da IP foi publicada pouco mais de um ano após o registro do pedido junto ao INPI, em 14 de novembro de 2019, pela Associação dos Cafeicultores do Campo das Vertentes (Acave).

A região é conhecida pelo clima ameno, uma excelente altitude para a produção e características próprias que vão desde o apuro técnico até valores históricos e culturais ligados à produção de café. Fazem parte do Campo das Vertentes, 17 municípios mineiros: Bom Sucesso, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo da Mata, Conceição da Barra de Minas, Ibituruna, Nazareno, Oliveira, Perdões, Ritápolis, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula, São João Del Rei e São Tiago. 

A partir de agora, os cafés produzidos na região poderão ser comercializados com a garantia de origem, a qual resguarda que o produto tem características únicas e que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar, em razão de sua origem geográfica específica.

Atualmente, o Brasil tem 73 Indicações Geográficas registradas. A maioria delas são de pequenos negócios no segmento do agronegócio, muito diferentes entre si e localizadas principalmente no Sul e Sudeste (60%). No caso do café, são sete IGs reconhecidas, sendo duas por denominações de origem (Região do Cerrado Mineiro e Mantiqueira de Minas) e outras cincos por indicações de procedência (Alto Mogiana, Norte Pioneiro do Paraná, Oeste da Bahia, Região de Pinhal e Campo das Vertentes). 

Dedicação e trabalho
O trabalho do Sebrae com o café da região começou há 10 anos, na microrregião de Lavras, junto aos produtores e instituições relacionadas à cafeicultura no território. De lá para cá, foram realizadas capacitações, consultorias e ações para promover o aumento da produtividade e o fortalecimento da governança setorial. Por meio desse trabalho, surgiu a Associação de Cafeicultores do Campo das Vertentes (Acave).

Em 2015, o Sebrae realizou um diagnóstico da potencialidade do território e a partir daí deu início ao processo de reconhecimento da produção de cafés especiais da região do Campo das Vertentes conduzido pela Embrapa Café, EPAMIG e Sebrae. Neste período, foram avaliados diversos fatores da produção do café, incluindo o produto, método de produção, identidade, territorialidade, desempenho econômico e pesquisa envolvida.

Reconhecimento e valorização
Para Glaucya Souto, analista do Sebrae Minas, a Indicação de Procedência é o resultado do processo de estruturação da região. “Com esse trabalho, o Campo das Vertentes garante o reconhecimento da produção de cafés, o que traz valorização e proteção. Sabemos do grande potencial da região e queremos agregar valor para o produtor, dando mais oportunidades de ganhos econômicos e sociais”, relata.

De acordo com o analista do Sebrae Minas, Rogério Galuppo, o Campo das Vertentes agora se junta a outras regiões produtoras de café no estado com Indicação Geográfica: o Cerrado Mineiro e a Mantiqueira de Minas, que já possuem Indicações de Procedência e Denominações de Origem. “As indicações geográficas são instrumentos muito poderosos para proteger e promover a região. O desafio agora é controlar o uso da marca e incentivar o processo de gestão da estratégia do território”, explica.

Para o presidente da Acave, Giordany Lage, o reconhecimento trazido pela IP é uma vitória para a região. “Estamos vibrando e conscientes que nosso desafio será ainda maior. Temos orgulho da nossa região e sabemos do potencial e da qualidade do nosso café. Antes, não tínhamos uma identificação própria. Agora, temos o café do‘Campo das Vertentes’,” comenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...