Pular para o conteúdo principal

SJDR: PALMEIRAS SERÃO PLANTADAS ATÉ OUTUBRO

O projeto de revitalização do Largo de São Francisco, um dos pontos turísticos mais importantes de São João del Rei deverá ter início dentro de uma semana. O cronograma para a realização das obras de recuperação do largo, com suas palmeiras imperiais e jardins, foi estipulado pelo grupo de órgãos públicos estaduais e municipais e iniciativa privada envolvidos no projeto de renovação do sítio histórico, após reunião realizada na última quinta-feira, 9. No entanto, além dos esforços nos ajustes finais para início das obras, o grupo conta com uma dificuldade a mais, a ausência de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta reunião que estabeleceu as metas e definiu as obras que vão ser realizadas no largo. Mesmo assim, a expectativa do grupo é de que não haja contratempos e as trocas das palmeiras mortas entre outras obras possam ser concluídas até o mês de outubro, quando do início do próximo período de chuvas.


De acordo com o secretário do Meio Ambiente de São João del Rei, Fuad Carlos Maluf, apesar do tempo curto, as autoridades responsáveis trabalharão para concluir o projeto no período estimado. "O prazo é exíguo e ainda dependemos do aval do Iphan. Os cronogramas podem sofrer algumas mudanças, mas se elas ocorrerem esperamos que sejam poucas", afirmou.
Para o diretor de Desenvolvimento e Conservação Florestal do Instituto Estadual de Floresta, Luiz Carlos Vale, foram definidas as primeiras diretrizes a serem tomadas. "Do ponto de vista técnico gostaríamos de ter as palmeiras (espécie imperial) no largo até a metade do mês de setembro, para aproveitar todo o período chuvoso posterior. O nosso compromisso é ceder as novas mudas e dar o apoio técnico para que o plantio ocorra da melhor maneira no menor tempo possível", concluiu.

O secretário de Obras da Prefeitura de São João del Rei, João Trindade Gomes Neto, João Madalena, também se pronunciou e deixou claro que "com o apoio do Governo Estadual, e demais órgãos, a prefeitura vai entrar com a mão-de-obra, o isolamento da praça, o corte raso das palmeiras, a retirada de parte do calçamento, entre outros". A Companhia Industrial Fluminesne (CIF) que há mais de oito anos cuida da praça também manifestou seu apoio, através da coordenadora de projetos socioculturais, Márcia Ribeiro Moreira. "A CIF tem uma preocupação constante com a praça. A parte da Fluminense vai ser irrigação e a parte do projeto da praça em si, vai precisar trocar a grama, recuperar os bancos e vamos fazer a parte final depois do plantio das mudas", argumentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...