Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA BUSCA RESGATAR LINHAS DE TRANSPORTE INTERESTADUAL NA DIVISA COM SP


Representantes da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais estiveram presentes na Câmara Municipal de Aiuruoca, para realizar uma audiência pública com a finalidade de conhecer de perto o anseio da população aiuruocana e da microrregião pelo retorno do transporte direto de passageiros entre essas cidades e as capitais dos estados que fazem divisa com o Sul de Minas, especialmente São Paulo, com a qual havia, até agosto de 2003, uma linha da empresa Frota Nobre, partindo de Andrelândia, ida e volta, passando dentro de Aiuruoca, Seritinga, Serranos, Carvalhos, Liberdade, Bom Jardim de Minas e Arantina. Consta que a concessão fora cassada pela Agência Nacional de Transportes – ANTT, por pertencer a outra empresa, a Viação Resendense, hoje encampada pela Viação Cometa. O deputado estadual Duarte Bechir, do PMN de Minas, requereu à Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia a realização da audiência pública, atendendo solicitação do presidente da Câmara Municipal de Aiuruoca, vereador Mário de Arimateia dos Santos. Presidida pelo deputado Bechir, a audiência teve início com um discurso de boas vindas pronunciado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Aiuruoca, Javan Senador, em nome do prefeito, também presente, José Nelson Lopes.

 Na seqüência, abriram-se as inscrições e todos que quiseram puderam manifestar-se livremente, tendo sido unânime o apoio à reivindicação do retorno do transporte de passageiros direto entre os municípios de Aiuruoca e vizinhos e a Capital do Estado de São Paulo, tendo em vista os negócios, as visitas de famílias e, conforme explicou o presidente do Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira, Márcio Muniz Fernandes, o fluxo turístico crescente daquela Capital e do Vale do Paraíba paulista para as cidades da região, como importante atividade econômica. Em apoio a essa assertiva, disse o deputado Duarte Bechir: “É inadmissível que uma região com tamanho potencial turístico como a nossa ainda enfrente problemas primários como esse. Este é o momento, conclamou ele, de unirmos forças e cobrarmos dos órgãos competentes uma solução imediata”.

Ao final, dois encaminhamentos ficaram acertados: as prefeituras e câmaras municipais dos municípios interessados enviarão um manifesto à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e a Assembleia Legislativa levará o assunto para conhecimento da bancada mineira no Congresso Nacional, a fim de que autoridades estaduais e federais se interessem em encaminhar a solução que a população de Aiuruoca e dos municípios vizinhos esperam com o resgate do transporte de passageiros interestadual, atendendo diretamente cada uma dessas pequenas cidades do Sul de Minas, de expressivos potenciais social, econômico e cultural.
 Correio do Papagaio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...