![]() |
Produtos da agricultura familiar de Brumadinho |
A Associação dos Produtores Rurais de Brumadinho (Asprub), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), criou uma marca própria para produtos da agricultura familiar da região: é a Bruma Vida, que já dá nome à canjiquinha e ao fubá, além de feijão e leite em saquinhos, que têm garantido melhor renda para os agricultores do município. Além de conseguir maior visibilidade para sua produção agrícola, os associados comemoram outra conquista: as prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte também comprarão alimentos para abastecer as escolas municipais, por meio do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).
Em janeiro, a Asprub foi habilitada em chamada pública realizada pela Prefeitura de Brumadinho a fornecer seus produtos para as escolas e creches municipais. Serão fornecidos durante o ano cerca de 420 quilos de canjiquinha, 11,2 mil quilos de feijão, 280 quilos de fubá e 48 mil litros de leite. A medida beneficiará cerca de 5,6 mil alunos com alimentos mais frescos e de qualidade, além dos 18 produtores habilitados. O custo para o município para a aquisição dos gêneros alimentícios é de R$ 115,9 mil.
O agricultor tem suporte desde o plantio até a venda do produto final. Um exemplo é o leite, que rende aos pecuaristas R$ 1,00 por litro, valor que vai vigorar por todo prazo de fornecimento estabelecido pela chamada pública, de um ano. “Isso garante aos produtores que não ficarão sujeitos às flutuações especulativas do mercado”, afirma o extensionista da Emater-MG. A garantia de preços, segundo Mauro Ambrósio, tem contribuído inclusive para a melhoria nas condições de produção no município. “Tem produtor que já comprou trator, pois sabe que vai ter como pagar as prestações”, exemplifica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone(31) 3571-2021 ou pelo e-mail brumadinho@emater.mg.gov.br.
Comentários