Pular para o conteúdo principal

NOVO REITOR

Chebli falou sobre os principais desafios de sua administração
Professor e pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 1998, o médico gastroenterologista Júlio Chebli assumiu a reitoria oficialmente ontem, quinta-feira,  4, quando foi empossado em Brasília pelo ministro da Educação, José Henrique Paim. Em entrevista à Secretaria de Comunicação (Secom), expôs os principais desafios e expectativas em relação aos alicerces da UFJF.

Desafio estrutural
Contar com a união da comunidade acadêmica para reestruturar o Estatuto da Universidade Federal de Juiz de Fora foi o primeiro grande desafio listado pelo reitor eleito. “Sabemos que isso será trabalhoso, extremamente espinhoso, mas vemos como fundamental para o futuro da Universidade, principalmente com a criação dos novos cursos e do campus avançado de Governador Valadares. A intenção é reavaliar e adaptar os regimentos à realidade atual”. 
O estatuto em vigor, modificado pela última vez em 1998, deve, segundo Chebli, sofrer alterações com bastante critério e submetendo sempre à aprovação dos setores, para atender de forma democrática aos anseios da comunidade.

Outro desafio apontado foi a consolidação dos cursos de graduação, principalmente os recém criados, como o de Medicina Veterinária, que precisam ainda de infraestrutura. Além da consolidação de outros cursos que já em estágio avançado, e precisam de suporte para seu fortalecimento, tanto na parte acadêmica quanto na parte de laboratórios que atendam especificamente à graduação.

Estreitando laços
Apontada por Chebli como um setor em ascensão na Universidade, a pesquisa tem como principais desafios a questão da estrutura laboratorial e a capacitação dos docentes, permitindo um forte intercâmbio entre instituições. 
“É claro que temos uma pesquisa jovem, mas sabemos que o setor de investigação é uma alavanca das instituições de ensino superior. Precisamos consolidar os núcleos de pesquisa, os grupos de estudo, qualificando o corpo docente, aumentando a parceria com pesquisadores nacionais e internacionais. O objetivo é propiciar a ida dos nossos docentes para outras instituições e também trazer pesquisadores de fora para fomentar a colaboração e potencializar os resultados. Para isso, precisamos de bons laboratórios, uma estrutura bem montada, para atrair pesquisadores de qualidade.”

Outro ponto destacado, a extensão, segundo ele, deve ser ampliada com o olhar voltado para as regiões de Juiz de Fora e Governador Valadares: “Existe espaço para ampliar nosso trabalho, principalmente dando mais atenção à comunidade local”.

Qualificação
Uma das prioridades do próximo reitorado, segundo Chebli, é a qualificação de recursos humanos. “A UFJF expandiu muito o número de servidores, e é fundamental investir nesses novos funcionários. Manter o incentivo à qualificação dos técnico-administrativos em educação, por exemplo, significa mais do que um ganho pessoal: isso impacta diretamente na eficiência da instituição e em benefícios para a sociedade.”

Compromissos
Um dos maiores compromissos com a comunidade que o futuro reitor apontou foi o de concluir todas as obras iniciadas e aquelas já aprovadas, mas que ainda não começaram. “Temos ainda uma grande parte de infraestrutura para ser terminada. Quero deixar claro que é prioridade concluirmos as obras iniciadas, é fundamental.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...