Pular para o conteúdo principal

MOSTRA GRATUITA MERGULHA NO DESENVOLVIMENTO DA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA NO PAÍS


A exposição “FURNAS - 60 anos fazendo o futuro acontecer” poderá ser conferida, desde ontem, quinta-feira, dia 20, até o dia 28 de outubro, em Passos, no Sul de Minas, município vizinho à UHE Furnas, de propriedade da empresa. 

A mostra faz parte das comemorações do aniversário de 60 anos da companhia e mergulha na história da geração e transmissão de energia no Brasil. 

Com fotos e vídeos do acervo da estatal, a exposição interativa destaca a construção da Usina de Furnas, primeira hidrelétrica de grande porte do país localizada em solo mineiro, além das primeiras linhas de transmissão e a evolução histórica dos empreendimentos. 

As imagens apresentam ainda a interação com as comunidades locais, a preocupação com a conservação ambiental e os projetos e ações desenvolvidos pela empresa para promoção da cidadania e capacitação de mão de obra. 


A exposição tem uma carga histórica significativa, mostrando o contexto do Brasil e seus atores na época da inauguração da Usina de Furnas (MG), cuja entrada em operação foi determinante para o desenvolvimento industrial do Sudeste brasileiro. 

“Além de conhecer a história de FURNAS, os visitantes terão acesso a informações sobre eficiência energética e conservação de energia. Vão poder montar quebra-cabeças imantados sobre empreendimentos do setor elétrico”, destaca Ana Cláudia Gesteira, superintendente de Comunicação e Relações Institucionais de FURNAS.

Cápsula do tempo é uma das atrações
As formas geométricas e as conexões das torres de transmissão foram usadas como inspiração para a identidade visual da exposição. 

Valores da empresa como sustentabilidade, trabalho em equipe, atuação por processos e transparência estão representados na cenografia por meio do uso de metal reciclado, tubulações e conexões aparentes, além de peças e tecidos transparentes. 

Nos vídeos e fotos históricas, os visitantes são apresentados a personalidades da época da inauguração da primeira hidrelétrica de Furnas, como os presidentes Juscelino Kubitschek, Ernesto Geisel, João Figueiredo, além de outros atores importantes da história recente do Brasil. 

A capacitação técnica dos especialistas brasileiros, a partir da construção, operação e manutenção da primeira grande usina e dos grandes troncos de transmissão de energia do país, também está presente na mostra, assim como a preocupação da empresa com as questões sociais e ambientais nas áreas de influência de seus empreendimentos. 

Ao final da mostra, os visitantes poderão deixar mensagens sobre o que eles esperam para o futuro da energia. 

Essas mensagens serão colocadas em uma cápsula do tempo, que será enterrada na Usina de Furnas, para ser aberta daqui a 60 anos. Serviço:Exposição

FURNAS - 60 anos fazendo o futuro acontecer
Local: Palácio da Cultura (Praça Geraldo da Silva Maia, s/n, Passos-MGAbertura: 20 de setembro de 2017
Horário: 20h às 22h
Visitação: Até 28 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 17h e sábados, das 9h às 13h
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...