Pular para o conteúdo principal

HOSPITAL DAS CLÍNICAS SAMUEL LIBÂNIO REALIZA CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS


Equipes do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, e profissionais de Belo Horizonte fizeram a captação múltipla de órgãos de um doador de 32 anos no HCSL, na última quinta-feira, 19. Foram doados pelo paciente que teve morte cerebral confirmada o coração, rins, córneas e fígado.


A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) comemora a atitude solidária e fraterna da família. 

“A família do paciente está sendo muito gentil ao autorizar a doação dos órgãos. Quantas pessoas vão sair da fila de espera por um transplante com essa atitude. Conseguimos até a captação de um coração, algo raro”, comemora a integrante da CIHDOTT, enfermeira Alessandra Mara da Motta Paes Costa.

O médico Gabriel Correia, que integrou a equipe de captação dos órgãos no Hospital Samuel Libânio contou que duas equipes foram acolhidas no Centro Cirúrgico para fazer as avaliações dos órgãos para doação. 

"Para essa doação múltipla de órgãos, que é pouco comum, é necessário que os pacientes tenham diagnósticos de morte encefálica. Diante do diagnóstico, a família do paciente é contatada. Nesse caso, o doador de 32 anos já havia manifestado esse desejo antes do óbito e a família por um extremo ato de amor aderiu a causa de solidariedade", explicou.

No Brasil, existe um ranking com listagem de receptores que serão beneficiados com os órgãos do doador pouso-alegrense.

O Hospital Samuel Libânio conta com uma nova sala de cirurgia para urgência e emergência, o que facilitou a ação dos médicos e aumentou as chances de salvar mais vidas. 

"Temos estrutura para atuar neste segmento, recebendo equipes de fora como também para fazer transplantes de rins e córneas dentro do Samuel Libânio. Muitas pessoas estão ganhando uma nova esperança de vida", conta o médico Volney Marques Passos. "A doação de órgão é um ato de amor e solidariedade", conclui.

A esposa do doador, Regiane Aparecida Bernardes do Couto fez questão de deixar um depoimento sobre a importância da doação de órgãos. 

“Minha família está triste pela morte de meu marido, porém nosso consolo está em saber que parte dele vive em outras pessoas. Espero que mais famílias possam doar seus órgãos. A tristeza da despedida é consolada em saber que ele continua a viver em outras vidas”, disse.

A captação de órgãos deve ser feita em um paciente no caso de morte encefálica, quando o cérebro para de funcionar e o coração mantém o batimento normal. 

O paciente doador é mantido por conta de medicamentos com uma pressão satisfatória e essa pressão faz com que os órgãos fiquem viáveis por determinado tempo. Nesse tempo tem que acontecer todo processo de captação, como o ocorrido neste caso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...