Pular para o conteúdo principal

UM OLHAR PELA GEOGRAFIA DAS VERTENTES


Quem passa pelo Barteliê, durante o 30º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), pode conferir uma série de fotografias que exaltam a beleza do cenário da região. Trata-se da exposição Paisagens das Vertentes, que fica aberta à visitação durante todos os dias do festival, das 19 às 2 horas.

O projeto, que busca retratar e revisitar paisagens cotidianas dos moradores do Campo das Vertentes, surgiu de forma espontânea, como afirma o autor, o fotógrafo André Paes Almeida. Adepto de esportes que exigem contato com a natureza, ele aproveitava suas escaladas para fotografar o panorama. 

A relação entre o fotógrafo e as Vertentes vem de berço. Natural de Barbacena, André conta que sempre esteve próximo à natureza. Quando começou a fotografar, seu olhar encontrou uma direção natural. “A paisagem das Vertentes tem formações geológicas muito características. Eu gosto das serras, que em São João del-Rei fazem parte da estética”, declara.

Os cliques da geografia das Vertentes, caso da Serra do Lenheiro e da Serra de São José, foram sendo reunidos, até que o projeto tomasse forma. “As fotografias são bem espaçadas no tempo, foram feitas em várias expedições outdoor. Eu levava a câmera, gostava das paisagens e as daqui ajudavam muito”, relembra.

São seis imagens expostas no palco boêmio, todas captadas entre 2016 e 2018, em três cidades das Vertentes: Barbacena (onde nasceu), São João del-Rei (onde ele se formou em Arquitetura) e Tiradentes. Cachoeiras, formações rochosas, pores do sol, olhares vasculhando o horizonte: cada enquadramento captura uma apreciação da paisagem. “Quero compartilhar meu olhar para que as pessoas desfrutem e passem a valorizar os cenários naturais em que estamos inseridos, despertando para a importância de preservá-los.”

“Sempre convivi com esse horizonte. O projeto veio para exaltar nossa paisagem”. E que melhor momento para expor seus resultados? Durante o Inverno Cultural, cuja proposta se alinha com a valorização da fotografia como ferramenta que dialoga com a geografia e, por consequência, com a cultura local. André planeja outras exposições nessa linha, com material de cidades e paisagens que fotografou, e de outras que ainda tem vontade de retratar.

por Lucas Almeida e Maria Luisa Mello
com edição de Cibele de Moraes e Rogério Alvarenga
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...