terça-feira, 14 de maio de 2019

SENADOR ANTONIO ANASTASIA FAZ DISCURSO EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA


Depois de 43 anos, Minas Gerais voltará a ocupar novamente a Presidência do Senado, ainda que interinamente. Com a viagem oficial que fará ao exterior nesta semana, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) passará a presidência da Casa ao seu vice, o senador mineiro Antonio Anastasia (PSDB-MG).

No último dia 8, o senador mineiro subiu a tribuna do Senado onde fez um discurso em defesa da universidade pública no Brasil. 

"É preciso ainda acabar com a falácia – construída por alguns segmentos, não sabemos com quais intenções – de que as universidades públicas não dão satisfação à sociedade do dinheiro que utilizam. Elas são, e devem ser sempre, como qualquer outra entidade que recebe dinheiro público, objeto de fiscalização de órgãos de controle e fiscalização como a Controladoria-Geral, os Tribunais de contas e o próprio Ministério Público", destaca o parlamentar em trecho de seu pronunciamento.

Ainda segundo Anastasia, "de acordo com a direção da Universidade Federal de Minas Gerais, entidade na qual me formei, tornei-me mestre e onde tenho o orgulho de ser professor, o bloqueio anunciado pelo Governo Federal de 30% nas verbas destinadas às universidades e institutos federais representará, se confirmado, aproximadamente R$65 milhões a menos, só neste ano, para a maior instituição de ensino de meu Estado. Isso, ainda segundo a direção, comprometeria serviços básicos como o pagamento das contas de água e luz, manutenção de laboratórios e sala de aula, com risco de paralisação ou inviabilização de pesquisas já há alguns anos em andamento."

O senador ressaltou que "vou continuar defendendo sempre as universidades públicas. Suas incorreções ou erros devem ser coibidos e corrigidos, mas precisamos garantir o funcionamento de instituições como essas, em que o pensamento livre e crítico floresça e se desenvolva, em que cidadãos sejam formados sem preconceitos de ideias, defensores das diversas ideias que porventura existam e que possam colaborar para o progresso de nosso País."

"Nossa responsabilidade como parlamentares aumenta ainda mais nesse sentido. É com esse espírito de responsabilidade e de compromisso com o futuro do Brasil que devemos levantar sempre nossa voz em defesa de uma universidade pública responsável e ordeira, inclusiva e geradora de conhecimento e de desenvolvimento", defende o parlamentar.

Nenhum comentário: