Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO MINHA SAÚDE, QUE TEM A UNIFEI COMO PARCEIRA, JÁ É USADO EM MAIS DE 400 MUNICÍPIOS

A UNIFEI e a Lemobs se uniram ao Laboratório do Futuro – COPPE/UFRJ, ao LNCC e à ProntLife para lançar gratuitamente o aplicativo Minha Saúde

Por meio do trabalho dos professores Melise Maria Veiga de Paula e Adler Diniz de Souza, ambos do Instituto de Matemática e Computação (IMC), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) é parceira no desenvolvimento do “Minha Saúde”, um aplicativo para celular gratuito que ajuda a autoavaliação da população em casos de COVID-19 e que permite a integração e o acesso aos serviços de saúde locais.

Presente em todos os estados do Brasil, a ferramenta está sendo recomendada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e foi desenvolvida pela GovTechLemobs, incubada na COPPE/UFRJ, junto com a HealthTechProntLife.

Até o dia 29 de julho, o aplicativo já havia sido baixado em 403 cidades e este número vem crescendo de maneira espontânea, resultado de constantes evoluções e facilidade no uso. Com o app, o cidadão tem em suas mãos, de forma gratuita, suas principais informações de saúde para quando mais precisar, além de obter a indicação de canais de comunicação com os serviços de saúde do município, como telefones de emergência, WhatsApp, localização em mapas das unidades de saúde e notícias sobre a pandemia.


O módulo Autoavaliação Coronavírus é o recurso mais utilizado e permite o monitoramento diário de sintomas, registro da temperatura e pressão, indicação de resultados e agendamento de testes da COVID-19. Além disso, a ferramenta integra diversos dados de saúde em um só lugar, como doenças pré-existentes, alergias, tipo sanguíneo, histórico de pressão e temperatura, dados e fotos de identificação pessoal, cartão nacional do Sistema único de Saúde (SUS) e carteirinha de vacinação. Isso permitirá o uso do aplicativo em outras políticas públicas no pós-pandemia como, por exemplo, acompanhamentos de doentes crônicos com hipertensão e diabetes e de mulheres com gravidez de alto risco, dentre outras.

Em Teresópolis, no Rio de Janeiro, o aplicativo está sendo usado para identificar casos suspeitos de COVID em funcionários nos estabelecimentos autorizados a retomarem suas atividades. A prefeitura local, por decreto, proíbe a entrada de pessoas que não apresentarem a autodeclaração diária preenchida pelo aplicativo Minha Saúde. Os empresários preenchem o formulário de emissão do Alvará Combate ao COVID-19, a partir da autodeclaração dos funcionários, e devem afixá-lo nas entradas do estabelecimento.

Em Juazeiro do Norte, no Ceará, também por decreto, a prefeitura indica que empresários e comerciantes devem fazer a Autoavaliação Coronavírus pelo Minha Saúde e recomenda que as empresas realizem atendimentos somente para consumidores que estejam com a autoavaliação atualizada, no aplicativo.

Empresas e municípios que realizam a adesão recebem acesso a painéis de gestão e podem disponibilizar para a população o agendamento online de testes de COVID-19, atendimentos, consultas e exames. É importante ressaltar que os dados são anonimizados, isto é, não identificam as pessoas, e somente a autoridade de saúde local poderá ter acesso a informação, quando consentido pelo cidadão.

Mais informações sobre o aplicativo estão no audiovisual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...