quinta-feira, 13 de agosto de 2020

APLICATIVO MINHA SAÚDE, QUE TEM A UNIFEI COMO PARCEIRA, JÁ É USADO EM MAIS DE 400 MUNICÍPIOS

A UNIFEI e a Lemobs se uniram ao Laboratório do Futuro – COPPE/UFRJ, ao LNCC e à ProntLife para lançar gratuitamente o aplicativo Minha Saúde

Por meio do trabalho dos professores Melise Maria Veiga de Paula e Adler Diniz de Souza, ambos do Instituto de Matemática e Computação (IMC), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) é parceira no desenvolvimento do “Minha Saúde”, um aplicativo para celular gratuito que ajuda a autoavaliação da população em casos de COVID-19 e que permite a integração e o acesso aos serviços de saúde locais.

Presente em todos os estados do Brasil, a ferramenta está sendo recomendada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e foi desenvolvida pela GovTechLemobs, incubada na COPPE/UFRJ, junto com a HealthTechProntLife.

Até o dia 29 de julho, o aplicativo já havia sido baixado em 403 cidades e este número vem crescendo de maneira espontânea, resultado de constantes evoluções e facilidade no uso. Com o app, o cidadão tem em suas mãos, de forma gratuita, suas principais informações de saúde para quando mais precisar, além de obter a indicação de canais de comunicação com os serviços de saúde do município, como telefones de emergência, WhatsApp, localização em mapas das unidades de saúde e notícias sobre a pandemia.


O módulo Autoavaliação Coronavírus é o recurso mais utilizado e permite o monitoramento diário de sintomas, registro da temperatura e pressão, indicação de resultados e agendamento de testes da COVID-19. Além disso, a ferramenta integra diversos dados de saúde em um só lugar, como doenças pré-existentes, alergias, tipo sanguíneo, histórico de pressão e temperatura, dados e fotos de identificação pessoal, cartão nacional do Sistema único de Saúde (SUS) e carteirinha de vacinação. Isso permitirá o uso do aplicativo em outras políticas públicas no pós-pandemia como, por exemplo, acompanhamentos de doentes crônicos com hipertensão e diabetes e de mulheres com gravidez de alto risco, dentre outras.

Em Teresópolis, no Rio de Janeiro, o aplicativo está sendo usado para identificar casos suspeitos de COVID em funcionários nos estabelecimentos autorizados a retomarem suas atividades. A prefeitura local, por decreto, proíbe a entrada de pessoas que não apresentarem a autodeclaração diária preenchida pelo aplicativo Minha Saúde. Os empresários preenchem o formulário de emissão do Alvará Combate ao COVID-19, a partir da autodeclaração dos funcionários, e devem afixá-lo nas entradas do estabelecimento.

Em Juazeiro do Norte, no Ceará, também por decreto, a prefeitura indica que empresários e comerciantes devem fazer a Autoavaliação Coronavírus pelo Minha Saúde e recomenda que as empresas realizem atendimentos somente para consumidores que estejam com a autoavaliação atualizada, no aplicativo.

Empresas e municípios que realizam a adesão recebem acesso a painéis de gestão e podem disponibilizar para a população o agendamento online de testes de COVID-19, atendimentos, consultas e exames. É importante ressaltar que os dados são anonimizados, isto é, não identificam as pessoas, e somente a autoridade de saúde local poderá ter acesso a informação, quando consentido pelo cidadão.

Mais informações sobre o aplicativo estão no audiovisual.

Nenhum comentário: