Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO MINHA SAÚDE, QUE TEM A UNIFEI COMO PARCEIRA, JÁ É USADO EM MAIS DE 400 MUNICÍPIOS

A UNIFEI e a Lemobs se uniram ao Laboratório do Futuro – COPPE/UFRJ, ao LNCC e à ProntLife para lançar gratuitamente o aplicativo Minha Saúde

Por meio do trabalho dos professores Melise Maria Veiga de Paula e Adler Diniz de Souza, ambos do Instituto de Matemática e Computação (IMC), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) é parceira no desenvolvimento do “Minha Saúde”, um aplicativo para celular gratuito que ajuda a autoavaliação da população em casos de COVID-19 e que permite a integração e o acesso aos serviços de saúde locais.

Presente em todos os estados do Brasil, a ferramenta está sendo recomendada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e foi desenvolvida pela GovTechLemobs, incubada na COPPE/UFRJ, junto com a HealthTechProntLife.

Até o dia 29 de julho, o aplicativo já havia sido baixado em 403 cidades e este número vem crescendo de maneira espontânea, resultado de constantes evoluções e facilidade no uso. Com o app, o cidadão tem em suas mãos, de forma gratuita, suas principais informações de saúde para quando mais precisar, além de obter a indicação de canais de comunicação com os serviços de saúde do município, como telefones de emergência, WhatsApp, localização em mapas das unidades de saúde e notícias sobre a pandemia.


O módulo Autoavaliação Coronavírus é o recurso mais utilizado e permite o monitoramento diário de sintomas, registro da temperatura e pressão, indicação de resultados e agendamento de testes da COVID-19. Além disso, a ferramenta integra diversos dados de saúde em um só lugar, como doenças pré-existentes, alergias, tipo sanguíneo, histórico de pressão e temperatura, dados e fotos de identificação pessoal, cartão nacional do Sistema único de Saúde (SUS) e carteirinha de vacinação. Isso permitirá o uso do aplicativo em outras políticas públicas no pós-pandemia como, por exemplo, acompanhamentos de doentes crônicos com hipertensão e diabetes e de mulheres com gravidez de alto risco, dentre outras.

Em Teresópolis, no Rio de Janeiro, o aplicativo está sendo usado para identificar casos suspeitos de COVID em funcionários nos estabelecimentos autorizados a retomarem suas atividades. A prefeitura local, por decreto, proíbe a entrada de pessoas que não apresentarem a autodeclaração diária preenchida pelo aplicativo Minha Saúde. Os empresários preenchem o formulário de emissão do Alvará Combate ao COVID-19, a partir da autodeclaração dos funcionários, e devem afixá-lo nas entradas do estabelecimento.

Em Juazeiro do Norte, no Ceará, também por decreto, a prefeitura indica que empresários e comerciantes devem fazer a Autoavaliação Coronavírus pelo Minha Saúde e recomenda que as empresas realizem atendimentos somente para consumidores que estejam com a autoavaliação atualizada, no aplicativo.

Empresas e municípios que realizam a adesão recebem acesso a painéis de gestão e podem disponibilizar para a população o agendamento online de testes de COVID-19, atendimentos, consultas e exames. É importante ressaltar que os dados são anonimizados, isto é, não identificam as pessoas, e somente a autoridade de saúde local poderá ter acesso a informação, quando consentido pelo cidadão.

Mais informações sobre o aplicativo estão no audiovisual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...