Pular para o conteúdo principal

SEBRAE MINAS LANÇA PROJETO DE INOVAÇÃO ABERTA COM FOCO NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS MPEs MINEIRAS

O programa “Sebrae Connect” vai conectar startups de todo o Brasil e do exterior com soluções inovadoras aos pequenos negócios mineiros afetados pela pandemia

O Sebrae Minas acaba de lançar o programa “Sebrae Connect powered by Beta-i”, com o objetivo de selecionar startups do Brasil e do exterior que ofereçam soluções capazes de contribuir com a transformação digital dos pequenos negócios. O programa irá criar uma plataforma web onde os pequenos negócios irão se conectar a startups com soluções que resolvam aos seus desafios neste momento de crise econômica da Covid-19. 

O programa do Sebrae Minas será executado em parceria com a Beta-i, empresa de consultoria de inovação colaborativa com alcance global, que desenvolveu a metodologia única do projeto.

“Nosso objetivo é sermos a ponte que conecta os pequenos negócios às soluções tecnológicas disponíveis no mercado, capazes de resolver os problemas que enfrentam no dia a dia da gestão de seus negócios de forma rápida e efetiva. Dessa forma, estaremos cumprindo nosso propósito de apoiar as MPEs na reinvenção digital de seus negócios por meio da inovação aberta”, destaca a gerente de Inovação e Competitividade do Sebrae Minas, Lina Volpini. 

O programa terá duração de três meses e será executado de forma totalmente remota, para startups com soluções prontas para serem implementadas. As soluções devem atender as micro e pequenas empresas (MPEs) mineiras nos desafios de Marketing Digital, Soluções Financeiras e Pagamentos, e Gestão de Operação e Processos. 

“As soluções serão avaliadas, passarão por uma curadoria e, após uma sessão de pitches, as 15 melhores startups com produtos e serviços serão selecionadas para serem apresentadas aos empresários”, explica Lina. 

Após o processo de seleção das melhores soluções tecnológicas, as startups mais promissoras e adequadas aos desafios participarão de dois dias de trabalho remoto para entender as expectativas e necessidades dos empresários. A seguir, cada solução selecionada será colocada em uma plataforma web, que será disponibilizada aos clientes do Sebrae Minas, para que eles conheçam as startups e se conectem com elas. 

Para Renata Ramalhosa, CEO da Beta-i Brasil, “os pequenos negócios, fundamentais na economia, nem sempre possuem uma capacidade instalada de tecnologia que permita atender a um contexto mais exigente. Muitas vezes, são muito dependentes da presença física dos clientes, o que pode torná-los mais frágeis. Nesse sentido, juntamente com o Sebrae Minas Gerais, queremos usar a nossa metodologia única para potenciar sinergias entre uma instituição de referência no país e startups brasileiras e de todo o mundo, apoiando simultaneamente empreendedores locais: todos saem ganhando”. 

MPEs em Minas Gerais 
Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Cerca de 11% dos pequenos negócios do país estão em território mineiro. É um segmento imprescindível para a economia do estado, representando o primeiro emprego da vida de milhares de pessoas. No Brasil, mas MPEs representam 98,5% do total de empresas privadas e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...