Pular para o conteúdo principal

ZEMA É RECEBIDO NA FIEMG PARA LANÇAMENTO DO SEBRAETEC


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, na manhã desta quinta-feira, dia 24, onde participou da cerimônia de lançamento do Programa SEBRAETEC – Mutirão da Produtividade, que oferece consultorias subsidiadas para negócios da moda e fundição.

A iniciativa pretende aumentar a produtividade, reduzir custos e ampliar as vendas das empresas dos polos calçadista de Nova Serrana, confecção de Divinópolis e fundição de Cláudio, Itaúna e Divinópolis. 

As consultorias direcionadas para a melhoria dos processos de inovação de produtos e serviços de pequenos negócios são 100% subsidiadas pelo SEBRAE-MG e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). As vagas são limitadas. Todas as empresas inscritas passarão por uma seleção e serão contactadas pelo SEBRAE Minas.

O diretor de Operações do SEBRAE Minas, Marden Magalhães, explicou sobre o impacto do Mutirão da Produtividade no desenvolvimento econômico regional. “A produtividade é um dos maiores gargalos nas empresas, por isso, nós precisamos aumentá-la e reduzir custos, para que, assim, as instituições tenham maior competitividade, gerando mais renda, mais emprego qualificado e oportunidade de inovação”, pontuou.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, prestigiou a solenidade. Em seu pronunciamento, o líder empresarial destacou a potencialidade de Minas Gerais para fomentar o desenvolvimento, por meio de parcerias com entidades como SESI, SENAI, FIEMG, SEBRAE e Governo do Estado. 

“Essa iniciativa prova que Gestão faz a diferença; recurso pode ser multiplicado com inteligência e parceria”, enfatizou. Roscoe comentou ainda o crescimento de Minas, que acima do crescimento do Brasil. “Vamos continuar juntos trilhando para que a produção mineira seja a melhor do Brasil. Isso vira prestação de serviço pra sociedade”, finalizou.

O governador Romeu Zema comemorou a ação e destacou os avanços de Minas no fomento à economia. “É muito bom assistir o estado avançar. Na semana passada, tivemos a divulgação de um indicador do IBGE muito importante. De acordo com os dados, o Brasil, no ano passado, cresceu 4,6%. Enquanto que o crescimento de Minas Gerais foi de 5,1%. Ou seja, conseguimos avançar além do Brasil. Estamos aqui trabalhando para eliminar ou reduzir todos os gargalos existentes para que a economia possa crescer, gerando renda e empregos”, disse o governador.

Também participaram da cerimônia, o Presidente do Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais (SIFUMG), Afonso Gonzaga, que contou que Minas é o segundo maior polo produtor de fundição no Brasil; só na região Centro-Oeste, 138 fábricas estão em pleno funcionamento. “Ano passado o setor cresceu 28% e são ações governamentais, além do apoio dos parceiros que contribuem para o crescimento do setor”, afirmou. 

O presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (SINDINOVA), Ronaldo Lacerda, comentou que a região tem vocação industrial, o que reflete em distribuição de emprego e renda. “O Governo fomentar esse tipo de negócio beneficia a região como um todo. Temos muitas empresas, pequenas e médias e isso gera riqueza”, enfatizou. 

O presidente do Sindicato do Vestuário de Divinópolis (SINVESD), Mauro de Melo Júnior, que iniciou sua gestão esse ano, disse que a capacitação é essencial para o fortalecimento do setor. “Começar a gestão com um projeto tão relevante, é o que mais precisamos”, afirmou.

Também estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo; a vice-prefeita, Janete Aparecida; o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares e o diretor da entidade, Paulo César Costa; o deputado dederal, Domingos Sávio; o deputado estadual, Fábio Avelar; presidentes dos demais sindicatos da região; vereadores; prefeitos da região e empresários.


Para o presidente da FIEMG Regional, Eduardo Soares, a união entre Poder Público, entidades representativas de classe e setor empresarial é essencial para traçar estratégias de fomento. “Essa iniciativa pretende aumentar a produtividade, reduzir custos e ampliar a competitividade das nossas indústrias. Isso reflete em geração de emprego, distribuição de renda e desenvolvimento econômico e social da região”, finalizou.

*Com Gracielle Castro, da FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...