Pular para o conteúdo principal

EM MINAS UM CARRO E ROUBADO A CADA MEIA HORA


A Polícia Civil registrou 22.266 ocorrências em 2006, média diária de 61 inquéritos instalados - o equivalente a 2,54 casos por hora. Em 2007, o total de queixas caiu para 21.420, mas as médias continuaram altas. Foram 58,7 registros por dia - 2,44 de hora em hora.
A diferença entre a quantidade de veículos furtados ou roubados em 12 meses e a de recuperados no mesmo período também chama a atenção. Em 2006, 9.469 modelos foram encontrados. O número representou 42,5% do total de ocorrências registradas naquele ano. Já em 2007, 7.509 veículos foram recuperados: 35% do total de roubados ou furtados. A quantidade de veículos localizados, porém, não significa, necessariamente, que o carro, motocicleta, ônibus ou caminhão tenha sido levado no mesmo ano. Há modelos que sumiram em 1995 e só foram encontrados mais de uma década depois.

O Detran ainda não fechou o balanço de quantos veículos foram roubados ou furtados em cada um dos 853 municípios do estado em 2007. Também não foi fechado o mapa que aponta as regiões que tiveram mais problemas. Mas especialistas são seguros em afirmar que, na capital, bairros como o Caiçara e o Padre Eustáquio, de onde foi levado o Monza do policial, respondem por boa parte das ocorrências. É que eles estão próximos ao Anel Rodoviário, uma via rápida para fuga.
A Polícia Civil trabalha para aumentar o percentual de veículos recuperados e reduzir o número de furtos e roubos com a estratégia adotada pela Divisão de Crimes contra a Vida (DCcV), que criou mais delegacias especializadas e regionalizou as investigações. A DCcV dividiu a capital em áreas e deslocou uma equipe, formada por delegado, inspetor, agentes e escrivão, responsável para cada região. A medida trouxe melhores resultados na conclusão dos inquéritos policiais.
A estratégia também permitiu que a equipe conhecesse melhor o modus operandi dos ladrões. O chefe da Polícia Civil de Minas, delegado Marco Antônio Monteiro, já determinou que a medida seja estendida à Delegacia de Furto e Roubo de Veículos. Para isso, há dois meses, a unidade deixou de fazer parte da Divisão de Enfrentamento ao Grande Roubo e Latrocínio (Degrel) e voltou a ser um braço do Detran. "Estamos acabando de nos reestruturar e teremos quatro delegacias na região metropolitana. O combate será regionalizado", reforçou o coordenador de operações policiais do Detran, delegado Márcio Lobato.
Ele acrescenta que outras medidas serão implantadas e que, ao fim de 2008, as estatísticas serão reduzidas significativamente. Observa, no entanto, que Minas é um estado com grande extensão territorial e tem a segunda maior frota do país, atrás apenas de São Paulo. Lobato diz ainda que o balanço de 2007 foi bem menor do que as ocorrências registradas em outras praças. "Em São Paulo, foram cerca de 150 mil. No Rio de Janeiro, mais de 45 mil. Vamos reduzir os números em 2008", garantiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...