Pular para o conteúdo principal

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação

Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região.

O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê governamental integrado de inovação do Sul de Minas, reunindo representantes das seis prefeituras. O objetivo é alinhar políticas públicas municipais e articular ações conjuntas para ampliar o impacto regional das iniciativas.

“A assinatura do acordo representa um compromisso histórico entre estes municípios. A união de esforços em torno da inovação coloca a região em outro patamar de desenvolvimento, criando condições para que novas ideias floresçam e se transformem em negócios capazes de gerar emprego, renda e qualidade de vida para a população”, afirma o gerente do Sebrae Minas na Regional Sul, Rodrigo Ribeiro Pereira.

Agenda estratégica
Durante o encontro, o destaque também é a co-criação da visão de futuro do SRI, em um workshop colaborativo com cerca de 150 lideranças regionais, entre gestores públicos, empresários, universidades, centros de pesquisa e sociedade civil. A proposta é construir, de forma coletiva, uma agenda estratégica que consolide o Sul de Minas como referência em inovação, competitividade e novas oportunidades.

“Muitas vezes, caminhar sozinho pode ser mais rápido, no entanto, quando vamos em grupo, vamos mais longe. Desenvolver um ecossistema regional de inovação tem essa visão de ir além. A Região Sul tem tudo para ser um exemplo para Minas Gerais e para o Brasil com este ecossistema regional sendo formado com o poder público, setor privado e academia”, afirma o secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo.

Serviço:
Acordo de cooperação intermunicipal do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas

Data:
4 de setembro


Horário: 10h às 17h

Local: Hotel Marques Plaza (Av. Prefeito Tuany Toledo, 801 - Fatima II)

Evento com entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...