Pular para o conteúdo principal

LULA PODE VIR A REGIÃO INAUGURAR O PRIMEIRO CONTORNO FERROVIÁRIO DO BRASIL

Campo Belo foi destaque no impresso "Informe DNIT", de junho de 2008, com o tema, "Campo Belo: trilhos são retirados da cidade – Obras do Contorno Ferroviário deverão ser concluídas até o final do semestre".
Executado pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) com orçamento de aproximadamente R$34 milhões, o Contorno Ferroviário da cidade tem como objetivo eliminar a travessia urbana da ferrovia, que representou, durante décadas, riscos e problemas para o trânsito local.


O projeto em execução desloca a via férrea para a parte leste da cidade, à direita da BR-354. O novo contorno tem 11 quilômetros de extensão (do quilômetro 455 ao 466 da atual linha férrea EF-045). Os 11.370 metros de trilhos já foram colocados no lugar definitivo pela Egesa, que também já conclui praticamente toda a parte de obras de infra-estrutura, incluindo-se a terraplenagem e drenagem.


Foram construídos dois viadutos e três passagens inferiores. Segundo o DNIT, quando a obra estiver pronta, a cidade poderá urbanizar a faixa da atual ferrovia, ocupada pela população, propiciando melhores condições de acesso, segurança e saneamento básico. O projeto também prevê a eliminação de vários fatores negativos ao meio ambiente, tais como poluição sonora, visual e do odor.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, provavelmente virá à Campo Belo, após as eleições, para inaugurar o primeiro contorno ferroviário do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.