sábado, 5 de julho de 2008

LULA PODE VIR A REGIÃO INAUGURAR O PRIMEIRO CONTORNO FERROVIÁRIO DO BRASIL

Campo Belo foi destaque no impresso "Informe DNIT", de junho de 2008, com o tema, "Campo Belo: trilhos são retirados da cidade – Obras do Contorno Ferroviário deverão ser concluídas até o final do semestre".
Executado pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) com orçamento de aproximadamente R$34 milhões, o Contorno Ferroviário da cidade tem como objetivo eliminar a travessia urbana da ferrovia, que representou, durante décadas, riscos e problemas para o trânsito local.


O projeto em execução desloca a via férrea para a parte leste da cidade, à direita da BR-354. O novo contorno tem 11 quilômetros de extensão (do quilômetro 455 ao 466 da atual linha férrea EF-045). Os 11.370 metros de trilhos já foram colocados no lugar definitivo pela Egesa, que também já conclui praticamente toda a parte de obras de infra-estrutura, incluindo-se a terraplenagem e drenagem.


Foram construídos dois viadutos e três passagens inferiores. Segundo o DNIT, quando a obra estiver pronta, a cidade poderá urbanizar a faixa da atual ferrovia, ocupada pela população, propiciando melhores condições de acesso, segurança e saneamento básico. O projeto também prevê a eliminação de vários fatores negativos ao meio ambiente, tais como poluição sonora, visual e do odor.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, provavelmente virá à Campo Belo, após as eleições, para inaugurar o primeiro contorno ferroviário do país.

Nenhum comentário: