Pular para o conteúdo principal

LUIZ VILELA USOU "PÁGINA FANTASMA DE JORNAL" PARA FRAUDAR LICITAÇÃO

No início de 2002, quando o prefeito de São Thomé das Letras, Luiz Vilela Paranaíba (PSB), assinou convênio com o Instituto Brasileiro de Turismo, no valor de R$ 250 mil, para construção de um entro de eventos (foto), a prestação de contas foi aprovada, mediante análise superficial da Caixa Econômica Federal (CEF), entidade responsável pelo repasse da verba. Em 2005 o município foi sorteado pela 18ª Etapa de Fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU), destinada a verificar a correta destinação e aplicação dos recursos federais destinados ao município sorteado.


Foi aí que a suposta fraude apontada pelo MP começou a ser investigada. Os auditores da CGU, analisando a documentação do mencionado contrato de repasse, constataram uma coincidência incrível: as propostas de preço das duas únicas empresas que acudiram à “licitação” para realização da obra, composta por 59 itens, possuíam diferença de exatos 6% em 55 dos itens, o que corresponde a 93% do total. Como se não bastasse, havia relação de parentesco entre sócios das duas “licitantes”, ambas com sede em Uberaba, município sem nenhum vínculo geopolítico com São Thomé.


A partir dessa constatação, a Procuradoria da República no Município de Varginha empreendeu diligências que resultaram, segundo eles, na confirmação de que todo o processo licitatório não passou de uma fraude; na verdade, houve contratação direta sem licitação, tendo os agentes municipais, com o auxílio de particulares, forjado documentos a fim de não despertar suspeitas nas autoridades federais, afirmaram. Todos os atos foram analisados pela perícia técnica da Polícia Federal, que confirmou as fraudes.


Segundo o MPF, um jornal local, de propriedade de um amigo do prefeito, foi falsificado para que nele fosse inserido o edital da licitação que nunca existiu. O MPF pediu a decretação de liminar tornando indisponíveis os bens do prefeito municipal e do proprietário da empresa contemplada pela fraude, para assegurar a eficácia de eventual condenação ao final da ação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRAS INAUGURA NOVO PSF NO SERRA VERDE

A Prefeitura de Lavras inaugurou, na tarde desta sexta-feira (22), o novo Posto de Saúde da Família (PSF) Doutor Hernani Franco da Rosa, localizado na Rua Waldemar de Abreu, 623, no bairro Serra Verde, na Zona Sul da cidade. A cerimônia, que contou com a presença do deputado estadual Cássio Soares, aconteceu às 17h e reuniu autoridades, profissionais da saúde e moradores da comunidade. O espaço foi projetado para ampliar o atendimento em atenção básica, oferecendo serviços de qualidade com foco em acolhimento e promoção da saúde. Segundo a administração municipal, a unidade é uma conquista importante para os moradores da região, que agora contam com mais estrutura e acesso facilitado a consultas e procedimentos. Durante o evento, também foi registrado agradecimento ao deputado estadual Cássio Soares, parceiro em diversas iniciativas na área da saúde e infraestrutura do município. O parlamentar tem destinado recursos para a UPA Zona Norte, aquisição de novos equipamentos de imagem, apoi...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho